
Para inibir o risco de novas fugas, a diretoria do sistema prisional, da Secretaria de Justiça de Rondônia (Sejus), disse que 220 apenados foram transferidos do Ênio Pinheiro para outros presídios de Porto Velho. Parte deles foram levados às penitenciárias 470 e Edvan Mariano Rosendo – o Urso Panda.
Ainda segundo a diretoria, a transferência é de caráter emergencial de 30 dias. Os detentos teriam pulado o muro do local e também feito um buraco dentro da cela, conforme a secretaria. Hoje, a unidade possui 240 apenados e conta com 280 vagas.
Já agentes penitenciários informaram que, na verdade, foram 28 presos que escaparam: seis de manhã e 22 na parte da noite. Essa é a quarta fuga registrada no Ênio Pinheiro desde o início deste ano.
Ainda segundo os funcionários do sistema prisional, 130 presos foram para o presídio 470. Com a transferência, a unidade prisional conta no momento com 438 detentos.
Questionado sobre o motivo das fugas, o diretor do sistema, Sérgio Luiz, reforçou que o estado reconhece que o Ênio Pinheiro é antigo e precário. "O problema do Ênio Pinheiro é estrutural mesmo. Ainda não se sabe o motivo da fuga", disse.
Conforme Sérgio, dos cerca de 60 presos que fugiram das penitenciárias de Porto Velho, 21 já foram recapturados.
A outra penitenciária que registrou fuga foi Urso Panda, quando 11 detentos escaparam no início deste mês. "As fugas estão sendo investigadas, principalmente a do Urso Panda. É preocupante porque 100% do monitoramento do presídio é feito por câmera", ressaltou.
O G1 encaminhou um e-mail ao Ministério Público para saber sobre uma possível recomendação sobre o problema e ainda aguarda retorno. A reportagem também tenta contato com o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon).
Fonte: G1
Publicada em 11 de April de 2019 às 16:55