Rio Pardo: Delegado Lucas afirma que resolução sobre a área será prejudicial às famílias

Rio Pardo: Delegado Lucas afirma que resolução sobre a área será prejudicial às famílias

Porto Velho, RO - Durante a sessão itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), na abertura da 4ª Agroshow em Machadinho D’Oeste, o deputado Delegado Lucas (PP) usou a tribuna nesta quinta-feira (24) para destacar sua preocupação quanto a regularização fundiária, o desenvolvimento do agronegócio no estado e a prejudicialidade às famílias de Rio Pardo.

“São temas que estão intrinsecamente relacionados. Eu estive há poucos dias com o deputado Alex Redano em uma reunião na Sedam, e nós temos um problema muito grave na região do Rio Pardo. Lá tem um imbróglio que chega há quase 15 anos, e já tem encaminhado para uma resolução, mas uma resolução que será muito prejudicial a uma parcela considerável da população que lá se encontra”, disse.

Segundo o parlamentar, na área houve uma demarcação de 30 mil hectares para ser denominada futuramente a FES Rio Pardo, ou seja, uma Floresta Estadual. Lucas afirmou que, até pouco tempo, muitas das famílias residentes desta área não sabiam onde seria delimitada a FES.

“E a população que está nessa área teme que seja ordenado um despejo. E é uma população que eu conheço, algumas pessoas estão lá desde 1999, 2001. Com grande parte dessa área consolidada antes de 2008. É uma solução que muito nos preocupa, nós precisamos que esta Assembleia Legislativa esteja unida, que todos os 24 deputados ombreiem esforços porque é o andamento de uma decisão judicial que já está transitado em julgado por causa da omissão de governos anteriores, e ela tem caminhado para que no mês de novembro haja uma resolução”, afirma.

Em plenário, o deputado apontou a necessidade para avançar a discussão quanto a Rio Pardo, inclusive levando o caso ao Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Poder Judiciário. A proposta é encontrar soluções e não apontar apenas o problema. “Tem que construir algo que seja sustentável e que contemple, que faça justiça a todas as famílias do Rio Pardo, indistintamente”, ressaltou.

Lucas ainda destacou que na semana passada esteve acompanhando a Operação Mapinguari, no Parque Estadual Guajará-Mirim, onde visitou as famílias da Linha 7. O parlamentar disse buscar diálogo para que a desocupação seja feita da melhor forma possível, dentro dos limites da decisão judicial.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 25 de August de 2023 às 10:50

 

Leia Também

Vereador Adalto fiscaliza recuperação de estradas e cobra melhorias no transporte escolar em União Bandeirantes

Parlamentar visitou a Linha Novinha, Linha 29 e Associação para ouvir famílias e reforçar a necessidade de acesso digno à educação para crianças da zona rural

Deputado Laerte Gomes participa da cerimônia de inauguração da 44ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná

Evento anual destaca as conquistas agrícolas da região e fomenta o debate sobre inovação e práticas sustentáveis

Cirone Deiró diz que pavimentação da Estrada do Calcário atende setor produtivo

Obras de pavimentação asfáltica da rodovia estão sendo executadas pelo DER

Ezequiel Neiva enaltece melhorias na Escola Boa Esperança para ensino na zona rural de Alta Floresta D’Oeste

Unidade educacional recebeu investimentos e se transforma em referência na educação rural

Envie seu Comentário