Reino Unido já emite passaportes sem a inscrição ‘União Europeia’

Reino Unido já emite passaportes sem a inscrição ‘União Europeia’

Cidadãos britânicos já começaram a receber passaportes sem a inscrição “União Europeia”, mesmo com o Reino Unido ainda não tendo deixado o bloco. Alguns documentos com data de emissão posterior a 30 de março já não possuem mais o “European Union” acima do nome “Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”.

A mudança aconteceu porque a data inicialmente prevista para o Brexit era 29 de março. O Reino Unido, porém, negociou uma extensão do prazo até 12 de abril com o Conselho Europeu e, nesta sexta-feira (5), a primeira-ministra Theresa May pediu novo adiamento até 30 de junho.

Segundo um comunicado do departamento responsável pela emissão dos documentos, alguns cidadãos ainda receberão passaportes com a inscrição por mais um tempo, mas não será possível escolher qual tipo cada pessoa irá receber.

Depois que o processo do Brexit for concluído e o Reino Unido estiver fora do bloco, nenhum passaporte será emitido com a inscrição “União Europeia”. No entanto, os documentos que ainda estiverem dentro do prazo de validade poderão ser usados normalmente até expirarem.

 

Passaporte azul

A cor dos passaportes britânicos também irá mudar por causa do Brexit. Em vez do vermelho escuro, comum a todos os países da União Europeia, será adotado novamente o azul, usado inicialmente há quase 100 anos e abandonado quando o Reino Unido entrou para o bloco.

Os primeiros passaportes azuis serão emitidos no final de 2019 e distribuídos juntamente com os vermelhos durante algumas semanas. Também neste caso os cidadãos não poderão escolher qual irão receber. A previsão é de que, a partir do início de 2020, todos os documentos emitidos já sejam azuis.

Fonte: G1
Publicada em 05 de April de 2019 às 17:24

 

Leia Também

Com baixo volume no estoque de sangue, Fhemeron mobiliza população para doação em Rondônia

A expectativa é manter os estoques estáveis, mesmo durante o período de recesso, quando tradicionalmente o número de doações diminui

INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

Medida começou nesta sexta-feira

Empréstimo do BNDES para o Plano Safra será recorde de R$ 70 bilhões

Agricultura familiar terá acesso a R$ 13,4 bilhões

Trump diz que deve falar com Lula, mas

Presidente norte-americano voltou a defender Jair Bolsonaro

Envie seu Comentário