Recursos destinados pelo deputado Cirone Deiró fortalecem a atuação do canil do 4º BPM em Cacoal

Recursos destinados pelo deputado Cirone Deiró fortalecem a atuação do canil do 4º BPM em Cacoal

“O uso de cães no apoio ao enfrentamento a criminalidade tem se revelado uma alternativa exitosa. Essa é a prática adotada pelo 4º. Batalhão da Polícia Militar de Cacoal, onde os policias usam os cães no apoio as mais diferentes operações no combate ao crime e na proteção da sociedade”, afirmou o deputado Cirone Deiró (Podemos), ao justificar a destinação de emenda parlamentar para atender o canil do 4º BPM.

O Batalhão da Capital do Café é pioneiro no uso de cães em operações policiais, o 4º. Batalhão se tornou também referência para a capacitação dos policiais de outros batalhões de várias regiões do estado.

O deputado Cirone Deiró lembrou que durante o mês de maio, cerca de 20 policiais militares das unidades operacionais de diferentes municípios participaram do programa de treinamento e nivelamento de conhecimentos em cinotecnia, ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães. A capacitação foi oferecida pelo 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal e foi ministrado pelo cinotécnico Ezequiel Bertolino, inspetor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu (PR). 

Além das várias técnicas de adestramento, os policiais que participaram da capacitação aprenderam também os critérios necessários para a seleção de cães a serem usadas no apoio as operações de combate ao crime. Segundo instrutor do curso, cada filhote e raça tem características que devem ser consideradas a partir das áreas em que os cães irão atuar. “Fazendo a escolha certa dos filhotes, e se bem treinados, os animais podem ajudar a otimizar o trabalho dos policiais em várias situações e circunstancias no combate ao crime", afirmou.

Segundo ele, os animais também podem auxiliar na localização de pessoas desaparecidas em florestas. Já o cão de faro é usado para localizar drogas, em operações onde há a suspeita de entorpecentes escondidos em veículos ou residências. Ezequiel Bertolino explicou que o cão atua de forma muito eficiente para localizar os entorpecentes, otimizando o tempo e contribuindo de forma satisfatória devido ao pouco efetivo das corporações que atuam na segurança pública.

Para o comandante do 4º BPM, major França a iniciativa do deputado Cirone Deiró demonstra seu comprometimento com a segurança pública em todos os níveis. Segundo ele, os recursos que foram destinados por meio da emenda parlamentar do deputado fortalecem a atuação do canil do 4º BPM de Cacoal. “Estamos agradecidos pelo apoio e parceria do deputado Cirone e pela sua atuação em favor do nosso canil e pelo reconhecimento deste importante trabalho”, finalizou.

Fonte: Assessoria
Publicada em 17 de outubro de 2019 às 12:39

 

Leia Também

Deputado Alex Redano elogia programa e treinamento de tiros para forças de segurança

Treinamento foi realizado no estande de Tiro Esportivo no Clube Portovelhense

Luís do Hospital destaca equilíbrio entre zoneamento e agronegócio em Rondônia

Para o parlamentar, o zoneamento não deve servir como uma barreira ao desenvolvimento, mas sim como uma ferramenta para orientá-lo de maneira sustentável

Deputada Cláudia de Jesus pede melhorias em estradas vicinais de Costa Marques

Dois pedidos de indicação para as Linhas Mourão e 01 foram encaminhados ao DER

Presidente do Sindsef é convidado por Alan Queiroz para compor coligação na eleição municipal de Porto Velho

Nesta quarta-feira (27/03), Almir esteve em reunião

Envie seu Comentário