Quinze unidades de saúde de Porto Velho, entre básicas e serviço especializado, receberam certificado por atingirem a meta dos indicadores de cura e exame de contatos dos casos novos de tuberculose pulmonar, com comprovação laboratorial. A certificação foi concedida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Vigilância em Saúde.
O certificado foi entregue durante o seminário ‘Juntos Pelo Fim da Tuberculose’, realizado segunda e terça-feira (dias 19/11 e 20/11), no auditório do Ministério do Trabalho, em alusão ao Dia Nacional de Combate da Tuberculose.
As unidades, que agora são consideradas referência no diagnóstico e tratamento da tuberculose, na capital, são as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Areal da Floresta, Nova Floresta, Pedacinho de Chão, Renato Medeiros, Agenor de Carvalho, Caladinho, São Sebastião e José Adelino, na zona urbana.
Nos distritos, receberam a certificação as UBS’s de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e União Bandeirantes. O SAE, Serviço de Atendimento Especializado, e o posto de assistência médica Ênio Pinheiro também foram certificados.
“Muitas dessas unidades atingiram 100% de cura dos casos de tuberculose. Isso mostra que o trabalho realizado por toda a equipe envolvida está tendo o efeito esperado”, acentuou a secretária Eliana Pasini, titular da Semusa. Segundo ela, o Ministério da Saúde preconiza uma taxa de cura de 85%.
Em Porto Velho, no ano de 2017, a cura dos casos novos de tuberculose pulmonar positiva foi de 74,6%. No município, todas as UBS’s realizam o exame e o tratamento da tuberculose.
Fonte: Secom - Governo RO
Publicada em 23 de November de 2018 às 08:11