QUEIMADAS: Ministério do Meio Ambiente declara Rondônia como estado de emergência

QUEIMADAS: Ministério do Meio Ambiente declara Rondônia como estado de emergência

O Ministério do Meio Ambiente publicou nesta terça-feira (9) a Portaria 153/2019, que declara Rondônia e outros estados do País como áreas de emergência ambiental. O documento foi elaborado em março, mas só publicado hoje, no período em que começa a estiagem no Estado o período de queimadas. 

Na Portaria, o Ministério lembra que o País é o dever constitucional de proteger o meio ambiente, lembrando que a República assumiu compromissos internacionais para evitar emissões de gás carbônico, oriundos dessas queimadas e incêndios florestais e cumprir metas estabelecidas no Plano Nacional de Mudanças Climáticas. 

Na Portaria, o Ministério ainda autoriza a contratação temporária de 2.520 brigadistas do fogo por sete meses pelo IBAMA. Além de Rondônia fazem parte das zonas declaradas de emergência, o Acre, o Amapá, Tocantins, e algumas regiões do Amazonas e Pará. 

As medidas passam a valer a partir do dia 19 de julho de 2019, até fevereiro de 2020.

Fonte: Viarondonia
Publicada em 09 de April de 2019 às 16:18

 

Leia Também

Manejo com fogo, contrafogo e queimada - entenda a diferença

Técnicas de controle exigem conhecimento técnico e qualificação

MPRO participa de evento do GAEPE-RO voltado à assinatura de compromisso pela Educação em Rondônia por candidatos a prefeitos

Candidatos ao Executivo Municipal assinaram a “Carta de Compromisso pela Educação em Rondônia”, em reunião realizada nesta terça-feira (24/9), pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (GAEPE-RO).

PRO realiza Projeto “Instruir para Proteger” para qualificar Conselheiros Tutelares

Entre diversas temáticas, serão abordadas a “entrega voluntária”, a “mudança de guarda fática” e o “acolhimento funcional”

Cremero divulga plantão de apoio para prerrogativas médicas

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) implantou no último fim de semana o "Plantão Prerrogativas Médicas" para acompanhar os médicos durante a rotina de expediente dos mesmos quando são abordados por entidades fiscalizadoras.

Envie seu Comentário