Projeto de ressocialização é acompanhado por Dra. Taíssa na Penitenciária Regional de Nova Mamoré

Projeto de ressocialização é acompanhado por Dra. Taíssa na Penitenciária Regional de Nova Mamoré

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) cumpriu agenda institucional na Penitenciária Regional de Nova Mamoré, onde acompanhou de perto a implantação de um projeto voltado à ressocialização de apenados e ao fortalecimento de ações de apoio social.


Penitenciária Regional de Nova Mamoré (Foto: Luís Gustavo | Assessoria Parlamentar)

A iniciativa prevê a instalação de uma fábrica de fraldas dentro da unidade prisional. Para viabilizar o projeto, a deputada destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil ao Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), de Porto Velho. Como contrapartida, a entidade realizou a doação dos maquinários que irão compor a fábrica, incluindo máquinas de costura, que já se encontram no local.


Implantação de projeto (Foto: Luís Gustavo | Assessoria Parlamentar)

Além disso, outros R$ 70 mil, também oriundos de emenda parlamentar destinada pela deputada, foram assegurados para a reforma do espaço onde funcionará a fábrica. O local escolhido é a antiga área administrativa da Penitenciária Regional de Nova Mamoré, que passará por adequações estruturais para receber os equipamentos e permitir o início das atividades produtivas.


Iniciativa prevê a instalação de uma fábrica (Foto: Luís Gustavo | Assessoria Parlamentar)

Durante a visita, a deputada esteve acompanhada do diretor administrativo da unidade, Kássio, que destacou a importância do projeto tanto para o sistema prisional quanto para a sociedade. A proposta possibilita que os apenados sejam inseridos em atividades de trabalho, contribuindo diretamente para o processo de ressocialização, ao mesmo tempo em que produzem um item essencial para quem mais precisa.

Projeto voltado à ressocialização de apenados e ao fortalecimento de ações de apoio social (Foto: Luís Gustavo | Assessoria Parlamentar)

As fraldas produzidas na unidade serão destinadas à distribuição para prefeituras, hospitais, pessoas que possuem carteirinha de vulnerabilidade e também para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ampliando o alcance social da iniciativa.

A expectativa é que, após a conclusão das reformas, a fábrica entre em funcionamento nos próximos meses. Para a deputada Dra. Taíssa, o projeto representa uma política pública humanizada, que transforma o sistema prisional em um instrumento de inclusão, dignidade e solidariedade. Como reforça a parlamentar, “é o recurso do povo, voltando para o povo”.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 04 de fevereiro de 2026 às 07:48

 

Leia Também

Jean Mendonça apresenta proposta para asfaltamento da Vila Bosco no município de Alto Alegre dos Parecis

Melhoria na infraestrutura visa atender demandas dos moradores e lideranças locais

Alex Redano indica parceria entre Estado e Prefeitura para manutenção emergencial da Linha C-75, em Alto Paraíso

A proposta prevê a formalização de termo de cooperação técnica ou convênio, permitindo que o Estado atue em conjunto com o município na recuperação da via

Jean Oliveira parabeniza equipe da Fhemeron por coleta de quase 200 bolsas de sangue em Nova Brasilândia

Campanha itinerante mobilizou doadores nos dias 6 e 7 de fevereiro na escola Aurélio Buarque

Indicação da Dra. Taíssa busca impulsionar geração de renda no campo por meio da capacitação em Nova Mamoré e distritos

Proposta da deputada busca fortalecer o agronegócio local por meio da qualificação da mão de obra rural

Envie seu Comentário