Procuradoria Especial da Mulher da Alero promove ação social focada no Outubro Rosa

Procuradoria Especial da Mulher da Alero promove ação social focada no Outubro Rosa

A Procuradoria Especial da Mulher (PEM), órgão da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), uniu forças com o Projeto Feira da Mulher Empreendedora para realizar a Ação Social Outubro Rosa na última terça-feira (28), em Porto Velho. O evento, sediado na Escola do Legislativo (Elero), teve como foco principal a saúde, o bem-estar e a elevação da autoestima das participantes.

Durante as quatro horas de evento, a programação foi cuidadosamente montada para priorizar a prevenção e o cuidado. Foram oferecidas orientações cruciais sobre a prevenção do câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil, com taxa de cura superior a 90% quando detectado precocemente, de acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Ação Social Outubro Rosa na última terça-feira (28), em Porto Velho (Foto: Divulgação)

No quesito saúde, ainda foi possível realizar a aferição de pressão arterial e glicemia, disponibilizados serviços de revitalização e maquiagem facial, complementados pela exposição de diversos produtos. Já na área de Empreendedorismo e Educação, o evento impulsionou o mercado local com a exposição de empreendedoras e o lançamento de novas programações. A manhã foi finalizada com momentos de convivência, que incluíram um sorteio de brindes e um coffee break.

PEM: um braço na luta pela mulher

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), procuradora especial da PEM, ressaltou o empenho em concretizar o órgão, que "antes existia apenas no papel". “A Procuradoria é um braço a mais para termos essa luta, para que a mulher tenha mais voz”, afirmou a deputada.

Apesar do foco em saúde, a ação também abriu espaço para a discussão sobre a violência contra a mulher, pois segundo os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), no período de 2022 a 2024, em Rondônia, foram registrados 55 crimes de feminicídio, o que representa uma redução de 43,48% nos números absolutos. Apesar da queda, o estado ainda ocupa a 3ª posição no ranking de feminicídios por 100 mil habitantes no país.

Ieda Chaves manifestou a esperança de que "algum dia a gente não esteja mais falando de violência doméstica", mas pontuou a seriedade do cenário atual, lembrando também que a violência psicológica "mata, mas não enterra", deixando a mulher presa em relacionamentos abusivos e sem coragem de buscar ajuda.

Parcerias

A Ação Social Outubro Rosa contou com o apoio da Escola Técnica Profissionalizante Sindsaude e da Comepi Cosméticos.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 29 de October de 2025 às 15:37

 

Leia Também

Ação itinerante do CRAS atenderá moradores de União Bandeirantes nos dias 21 e 22 após solicitação do vereador Adalto de Bandeirantes

Pedido do parlamentar à SEMIAS garante serviços sociais essenciais no distrito, como emissão de documentos, atualização do CadÚnico e atendimentos do Bolsa Família e BPC

Vereador Gedeão Negreiros solicita limpeza e desobstrução de bueiro no Bairro Nova Porto Velho

O Pedido de providência visa combater transbordamentos e odores causados por sistema de drenagem obstruído no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Equador

“Dentro da Casa, eu nunca ouvi falar dessa palavra”, diz presidente ao ser questionado sobre rachadinhas na Câmara de Vereadores

Presidente da Câmara diz que montou controle interno, nega propina, confirma que “alguns vereadores” tomaram empréstimo e sustenta que a anulação de ato do Executivo sobre o lixo foi “política”

Cláudia de Jesus propõe proejeto de lei com ações integradas para combater a obesidade em Rondônia

Proposta cria a Política “Vida Saudável Rondônia” e estabelece diretrizes de prevenção em todas as faixas etárias

Envie seu Comentário