Primeiro-ministro do Canadá visita o Brasil em abril

Primeiro-ministro do Canadá visita o Brasil em abril

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu telefonema do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, na tarde desta quinta-feira (8). De acordo com Palácio do Planalto, os dois líderes trocaram impressões sobre a situação na Venezuela e os impactos para a região.

"Ambos condenaram o uso da força sem amparo na Carta das Nações Unidas e no direito internacional. Lula destacou que o destino da Venezuela deve ser decidido soberanamente por seu povo e que a América do Sul deve continuar sendo uma zona de paz", disse o Planalto, em nota.

De acordo com o comunicado, o presidente e o primeiro-ministro concordaram sobre a necessidade de reforma das instituições de governança global

No último sábado (3), uma invasão militar dos Estados Unidos (EUA) resultou no sequestro do presidente do país, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cília Flores.

Na ligação, canadense aceitou convite de Lula para visitar o Brasil no mês de abril. Entre os temas a serem abordados, está o avanço de um possível acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá.

Mais cedo, Lula também conversou por telefone com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

México

Na conversa com a líder mexicana, Lula também tratou do tema Venezuela e ambos defenderam o multilateralismo, repudiaram a invasão militar dos EUA e contestar a visão que tenta separar o mundo em zonas de influências de grandes potências. Lula e Sheinbaum também discutiram preparativos de uma visita da líder mexicana ao Brasil, ainda sem data, e cooperação entre os países no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Fonte: Agência Brasil
Publicada em 09 de January de 2026 às 07:28

 

Leia Também

Buritis terá sede própria do Clube de Judô após deputado Delegado Lucas destinar R$ 290 mil

Emenda parlamentar já foi paga e construção já pode ser iniciada

Pedro Fernandes articula recursos de R$ 1 milhão para instalação de tubos metálicos em Campo Novo de Rondônia

A intervenção tem como objetivo substituir estruturas precárias, melhorar o escoamento das águas e garantir mais segurança e durabilidade às vias utilizadas por moradores e produtores rurais.

Quando a emoção substitui a estratégia: a decisão de Marcos Rocha e o colapso de um projeto político - Por Rubson Luiz

A política é implacável com decisões tomadas no calor da emoção. A entrevista concedida pelo governador Coronel Marcos Rocha à SIC TV, na noite desta segunda-feira (12), revelou exatamente isso:

Sem citar Sérgio Gonçalves, governador explica por que não vai renunciar: “Se traiu a mim [...] vai trair a população também”

Em entrevista ao vivo à SIC News na segunda-feira, 12, Marcos Rocha afirmou que tende a cumprir o mandato até o fim

Envie seu Comentário