Prefeitura de Porto Velho realiza arborização recorde nos distritos

Prefeitura de Porto Velho realiza arborização recorde nos distritos

Com o plantio de mais de 1,6 mil mudas, a Prefeitura de Porto Velho realiza o maior programa de arborização voltado para revitalização dos distritos da capital. Outras comunidades e até órgãos públicos também serão incluídos na programação.

A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Arborização Urbana, sendo executada pela Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

No total já foram utilizadas 1.667 mudas, todas doadas pelo Viveiro Municipal, Observatório de Jirau e Ecopore. “Distribuímos mudas em praticamente todos os distritos de Porto Velho. É uma forma de garantir melhor cobertura florística, sombreamento e melhor geração de micro climas”, disse o titular da SMD, Vinícius Miguel.

A ação visa uma expectativa de plantio de mais de 5 mil mudas em todos os Distritos de Porto Velho.

Ele acrescenta que o programa de arborização dos distritos é parte do esforço do prefeito Hildon Chaves para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas localidades mais afastadas da capital. O apoio da Sema e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) são determinantes neste processo.

APOIO 

Os trabalhos ainda contam com a mobilização dos administradores dos distritos, sob a orientação técnica da SMD e parceria de entidades ligadas à defesa do meio ambiente, como a Ecoporé. “Agradecemos o empenho dos administradores distritais por receber a equipe da superintendência e ajudar na organização e execução dos trabalhos”, frisou Vinícius Miguel.

DOAÇÃO

O secretário Alexandro Pincer, da Sema, disse que as mudas foram doadas neste ano à SMD e repassadas aos distritos, atendendo ao Plano Diretor de Arborização Urbana, que cita “a promoção da arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do meio ambiente”.

São utilizadas no programa espécies indicadas para a arborização urbana, embelezamento e bem estar dos moradores, além de espécies frutíferas para moradores da zona rural, que trabalham com a agricultura familiar.

Todas as mudas foram produzidas no Viveiro Municipal, pela equipe da Sema. “Em anos anteriores a Sema também realizou doação de mudas para os distritos, visando sempre o bem-estar da população local e o embelezamento dessas comunidades”, informou.

OBJETIVOS

O programa funciona como vetor de desenvolvimento urbano e qualidade de vida, propiciando a revitalização dos distritos e o equilíbrio ambiental. O outro objetivo é identificar e ocupar áreas ociosas que possam ser utilizadas como hortas comunitárias e pomares urbanos, o que pode evitar a propagação de queimadas.

Além disso, o programa identifica árvores que necessitam de poda ou erradicação, aquelas que podem comprometer as redes elétricas ou a rede de drenagem e outros logradouros públicos.

A distribuição das mudas obedece ao seguinte quantitativo:
Jaci Paraná: 170 plantios
Nova Mutum: 410 plantios e doações
Abunã: 100 plantios
Vista alegre do Abunã: 150 plantios e doações
Fortaleza do Abunã: 20 plantios e doações
Extrema: 150 plantios e doações
Nova Califórnia: 150 plantios e doações
Comunidade Vila Nova Teotônio: 32 plantios
Associação Cáritas: 415 doações
Unisp Centro: 70 plantios

Fonte: ASSESSORIA
Publicada em 02 de julho de 2021 às 12:07

 

Leia Também

Procon orienta população de baixa renda sobre direito à tarifa social na fatura de energia para evitar cortes até setembro

Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica garante manutenção do consumo de energia mesmo estando inadimplente

Homem luta na Justiça para provar que ganhou R$ 18 milhões na Lotomania

Marcos Pessoa tenta atestar há 4 anos que houve erro na leitura do cartão de apostas dele

Porto Velho reduz faixa etária para vacinar pessoas acima de 32 anos com cadastro no SASI

A população do município deve seguir efetuando o cadastro no aplicativo SASI

Cremero descobre falsa médica dando plantão em Hospital de Campanha de Porto Velho

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público de Rondônia (MP-RO) que vai analisar a denúncia.

Envie seu Comentário