Prefeitura de Porto Velho integra esforço para levar segurança e paz aos condomínios residenciais populares

Prefeitura de Porto Velho integra esforço para levar segurança e paz aos condomínios residenciais populares

A Prefeitura de Porto Velho está empenhada para levar segurança e paz aos moradores dos condomínios residenciais populares da capital, que enfrentam o crescimento da violência, com a atuação de facções criminosas. Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Léo Moraes esteve no residencial Morar Melhor para conhecer a atuação da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), através do “Programa Aliança Pela Vida, Moradia Segura”, e discutir a implementação de ações em conjunto.

“Vivemos um momento de violência, uma afronta ao poder do Estado e temos que nos juntar, dialogar e agir em conjunto, para minimizar esse impacto e dar uma resposta à sociedade. Não podemos achar que isso é normal, pois não é. Temos que agir de imediato, antes que a coisa fique ainda pior”, relatou o prefeito em coletiva à imprensa.

De acordo com Léo Moraes, “é bom ressaltar que nos condomínios populares, a imensa maioria dos moradores é de gente do bem, é de pessoas trabalhadoras, que acabam ficando à mercê de bandidos, e por isso é necessário uma ação coordenada para coibir essa violência”.

COMO A PREFEITURA VAI AGIR?

O prefeito se reuniu com as demais autoridades, na unidade móvel instalada pela Sesdec no Morar MelhorO prefeito se reuniu com as demais autoridades, na unidade móvel instalada pela Sesdec no Morar Melhor

O prefeito observou que, além do trabalho das forças policiais, é preciso discutir a investigação social. “Precisamos colocar o município de fato dentro desses espaços, com o suporte das forças de segurança. Discutir esses espaços comuns, que são afetos à Prefeitura, construir o Batalhão da Polícia Militar, mas também escolas, creches, postos de saúde e outros aparatos públicos”.

Para a transferência da sede do 9º BPM para o Morar Melhor, o prefeito reforçou que é preciso vir acompanhado de outros equipamentos públicos, envolvendo atendimento de saúde e escolar, além de lazer e esportes. “A Prefeitura discute a posse e titulação ao Estado da área para o Batalhão, desde que haja essa possibilidade de inclusão de atendimento à saúde e educação, modelo que queremos implantar no Morar Melhor e nos demais conjuntos habitacionais”, completou.

Para contribuir diretamente com a segurança, a Prefeitura da capital deve apresentar em breve o decreto para iniciar o trabalho do agente de ordem pública, que será suplementar às forças de segurança pública, para colaborar com o aumento das ações ostensivas de segurança.

Prefeitura da capital deve apresentar em breve o decreto para iniciar o trabalho do agente de ordem públicaPrefeitura da capital deve apresentar em breve o decreto para iniciar o trabalho do agente de ordem pública

“O município não pode ficar indiferente à realidade trágica da segurança pública, fato que ocorre em todo o país. Também estamos discutindo a criação da guarda municipal armada, para contribuir com a diminuição do crime em nossa cidade. Soma-se a isso, a atividade delegada, onde o município tem interesse em contratar policiais militares e de outras forças de segurança, para aumentar o efetivo”.

AÇÃO EM CONJUNTO

Antes, o prefeito se reuniu, na unidade móvel instalada pela Sesdec no Morar Melhor, com o secretário Coronel Vital, o subcomandante da PM, coronel Glauber Souto, o deputado estadual Eyder Brasil e outras autoridades, quando foi apresentado pelo tenente-coronel PM Amorim um breve relato do trabalho já realizado no condomínio, iniciado no último dia 26 de dezembro.

“O que a Secretaria de Segurança, o Governo, a Polícia Militar e os demais parceiros querem é trazer segurança e paz à população de bem, evitando que as facções, os grupos criminosos, dominem os residenciais, os bairros e demais localidades”, disse o titular da Sesdec.

Segundo Felipe Vital, “esse programa voltado para assegurar que as facções não controlem os condomínios residenciais será estendido aos demais condomínios, pois com certeza a população de bem sofre e temos que fortalecer esse trabalho em conjunto, para garantir segurança para toda a sociedade”.

O subcomandante da PM informou que mais de 40 apartamentos no Morar Melhor foram lacrados, pois uns eram utilizados como esconderijos e outros usados para alugar, por parte do grupo criminoso.

Fonte: Secom - Porto Velho
Publicada em 13 de January de 2025 às 17:48

 

Leia Também

Polícia civil apreende menores com notas falsas em Jaru

Após a abordagem e vistoria do conteúdo, foi constatado que a encomenda continha R$ 1.000,00 em cédulas falsas

Homem é atingido por tijolada na cabeça desferida por andarilho

A vítima sofreu um corte profundo na região do rosto após ser atingida por um tijolo

Tia e sobrinho de 15 anos são flagrados com 14 tabletes de drogas em táxi

Os dois foram levados para o Departamento de Flagrantes

Suspeitos de esconder envolvidos na morte de cabo da PM em RO são presos no AM

Crime aconteceu no dia 12 de janeiro no residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho. No local, os policiais encontraram a arma que foi roubada do cabo da PM e que pertence ao acervo da Polícia Militar

Envie seu Comentário