Durante solenidade de passagem de comando do 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Vilhena, do cel. PM Paulo André Santos de Souza para o cap. PM Diego Batista Carvalho foram entregues os primeiros tabletes que fazem parte do projeto PM-RO Mobile. ‘‘Os policiais dessa região não utilizarão mais caneta e papel no registro das ocorrências. Esses equipamentos farão uma revolução na nossa polícia. É o uso da tecnologia no combate à criminalidade’’, afirma o governador de Rondônia Daniel Pereira.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, cel. PM Mauro Ronaldo Flores Correa, a nova ferramenta vai dar celeridade e mais eficiência. ‘‘Tudo passa a ser virtual, ou seja, com a ocorrência registrada todas as partes se interligam. Se for um TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência] já de pronto as partes são informadas da data que terão que se apresentar em juízo. Não tem necessidade dos policiais estarem se deslocando para as delegacias’’, afirma ele que ainda ressalta que essa medida permite mais precisão quanto as estatísticas criminais.
Para o novo comandante do 3° BPM, as ocorrências em formato digitalizado trará reflexos positivos na prestação de serviço à população. ‘‘É uma grande conquista para o Estado de Rondônia, para todo o batalhão e para toda essa região do Cone Sul. É a tecnologia chegando para que a gente preste um serviço melhor a população’’, avalia o capitão Carvalho. Ao todo foram entregues 31 tabletes. A proposta é que a tecnologia atinja 100% da Polícia Militar.
O novo comandante destacou o desafio de estar à frente do 3° BPM. ‘‘É uma missão cheia de desafios e a primeira delas é manter o padrão de excelência no policiamento ostensivo que foi conquistado ao longo dos anos. Outro desafio é implantar novos projetos na corporação como, por exemplo, a patrulha Maria da Penha, o Vizinhança Segura e atividades para patrulha escolar’’, afirma.
Segundo ele, o batalhão tem o maior efetivo de policiais de Rondônia e é responsável por sete municípios. Colorado, Cerejeiras, Cacoal, Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Chupinguaia. O cel. PM Paulo André deixa o comando do 3° BPM para assumir o comando regional de policiamento 3 que abrange além do 3° BPM, o 4° BPM em Cacoal e o 10° BPM em Rolim de Moura.
Na ocasião, o comandante Flores destacou que a Polícia Militar tem avançado na capacitação dos policiais, inclusive atualmente mais de 2,3 mil participam de cursos. Tem também implementado projetos como o Patrulha Maria da Penha para combater a violência doméstica contra as mulheres e reduzido o índice de criminalidade. Rondônia saiu de 37 para 24 homicídios por 100 mil habitantes . ‘‘Nós buscamos ter uma corporação melhor remunerada, mais motivada e mais qualificada’’, reforça o governador.
Fonte: Secom
Publicada em 12 de October de 2018 às 21:18