Placa de Identificação Veicular entra em vigor em Rondônia

Placa de Identificação Veicular entra em vigor em Rondônia

Conforme determinação da Resolução nº 780 de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia implantou a Placa de Identificação Veicular (PIV) – novo sistema padrão Mercosul. O novo sistema entrou em vigor nesta segunda-feira (2) a partir das 10h em todas as unidades da autarquia no Estado. O primeiro veículo que foi emplacado em Rondônia com a nova Placa de Identificação Veicular foi um Cívic na cidade de Porto Velho.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, e a diretora Técnica de Veículos, Maria Aparecida Izidro dos Santos acompanharam o emplacamento do primeiro veículo com o novo sistema e tudo funcionou perfeitamente dentro da normalidade, “em seguida o sistema foi liberado para todas as unidades do Detran no estado”, disse o diretor geral.

O coronel Neil Gonzaga explicou que a conversão para o novo modelo de placa segue um ritmo normal, sendo o primeiro emplacamento, quando a pessoa compra um carro novo, o veículo já sai da concessionária com o novo modelo de placa; os automóveis que precisam trocar as chapas em decorrência da mudança de categoria (exemplo – veículo de passeio que passará a ser utilizado como táxi), transferência de município ou estado e nos casos de furto, extravio, roubo ou dano da placa ou quando a pessoa quiser aderir ao novo modelo por livre e espontânea vontade.

Conforme a Resolução, a fabricação da nova placa passa a ser controlada por um sistema informatizado nacional, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). As novas placas vêm com um QR Code que possibilitará o rastreamento do veículo e os agentes de trânsito, por meio de um aplicativo de fiscalização, terão acesso às informações.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 03 de December de 2019 às 09:01

 

Leia Também

Com baixo volume no estoque de sangue, Fhemeron mobiliza população para doação em Rondônia

A expectativa é manter os estoques estáveis, mesmo durante o período de recesso, quando tradicionalmente o número de doações diminui

INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

Medida começou nesta sexta-feira

Empréstimo do BNDES para o Plano Safra será recorde de R$ 70 bilhões

Agricultura familiar terá acesso a R$ 13,4 bilhões

Trump diz que deve falar com Lula, mas

Presidente norte-americano voltou a defender Jair Bolsonaro

Envie seu Comentário