O Instituto Phoenix está realizando um levantamento para aferir seu desempenho em relação aos acertos das pesquisas eleitorais que divulgou nos municípios do Estado. A princípio, os acertos são evidentes e manteve a tradição do instituto, consolidando sua atuação de mais de 35 anos atuando em Rondônia e em outros estados.
Enquanto alguns institutos davam como certa a vitória de Mariana Carvalho (UBr) no 1º. Turno, o Phoenix divulgou um dia antes da eleição uma pesquisa em que acertou inclusive os percentuais de Mariana e Léo Moraes (Podemos), dentro da margem de erro. Só lembrando que Mariana terminou o 1º. Turno com 44,20% e Léo Moraes 25,9%. (Confira os dois gráficos para prefeito e vereadores de Porto Velho).
Na pesquisa do Phoenix, Mariana apareceu com 39,20% e Léo Moraes com 27,7% para uma margem de erro de + ou -4,96% (registrada no TRE-RO com o número (07410/2024). Nessa mesma pesquisa, o Phoenix cravou 17 dos 23 vereadores eleitos em Porto Velho. O Instituto também acertou o nome dos 17 prefeitos eleitos dentre as 21 pesquisas realizadas em municípios.
2º. Turno
O Instituto Phoenix registra ainda esta semana sua 1ª. pesquisa de intenção de votos para o 2. Turno entre Mariana Carvalho e Léo Moraes. Segundo o presidente do Instituto, Juvenil Coelho, é uma outra eleição e quesitos como a rejeição dos dois candidatos e o apoio da esquerda poderá definir (para o bem ou para o mal) o resultado de 27 de outubro de 2024. Um dos questionamentos de maior relevancia neste primeiro levanjtamento e pra onde vai debandar os votos dos que se disseram votar nos demais csndidatos no 1o turno.
Fonte: Assessoria
Publicada em 09 de October de 2024 às 09:30