PF reprime desvio de recursos públicos em licitação na Secretaria Estadual de Assistência Social

PF reprime desvio de recursos públicos em licitação na Secretaria Estadual de Assistência Social

As irregularidades ocorreram durante o certame para aquisição de máscaras de tecido da Secretaria Estadual de Assistência Social. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 18/10, a operação Baile de Máscaras, que visa apurar crimes de fraude em licitação da Secretaria Estadual de Assistência Social.

Durante as investigações foram encontradasirregularidades ocorridas no Chamamento Público 90/2020, que visava a compra de 248 mil máscaras de tecido durante a pandemia de COVID-19. O valor do contrato foi de cerca de R$ 500 mil reais.

Notou-se que as duas empresas participantes do certame combinaram previamente suas propostas, que foram apresentadas pela mesma pessoa, que era o sócio proprietário de uma delas, além disso, nenhuma delas possuía empregados registrados, o que indica tratarem-se de empresas de fachada.

Também foi verificada a existência de documentos falsificados na proposta da empresa ganhadora que, apesar de ter recebido parte do valor antecipadamente, efetuou a entrega parcial das máscaras com cerca de 40 dias de atraso, o que levou a Procuradoria do Estado de Rondônia a postular judicialmente a rescisão contratual.

Finalmente, constatou-se que ambas empresas vencedorasforam utilizadas como intermediárias da real empresa que forneceu as máscaras e que o sócio proprietário que encaminhou a proposta das empresas era motorista de aplicativo de transporte. 

Caso sejam condenados, os investigados podem pegar penas que, somadas, chegam a quatro anos de reclusão.

Fonte: PF
Publicada em 18 de October de 2023 às 09:21

 

Leia Também

PF e CGU investigam descontos irregulares em benefícios do INSS

Entidades investigadas descontaram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bi, entre 2019 e 2024

PF prende mulher com 5 Kg de Cocaina no Aeroporto Jorge Teixeira em Rondônia

Ação ocorreu quando a conduzida tentava embarcar com a droga presa ao corpo com destino a São Luís do Maranhão

Mulher é presa em flagrante com 5 kg de cocaína no aeroporto de Porto Velho

Destino da droga seria São Luís (MA); suspeita foi detida durante ação de fiscalização da Polícia Federal

PRF divulga balanço da Operação Semana Santa e Tiradentes em Rondônia

Mesmo com um aumento expressivo na fiscalização, foram registrados cinco óbitos

Envie seu Comentário