Pesquisa Phoenix espelha momento político em Roraima

Pesquisa Phoenix espelha momento político em Roraima

O Instituto Phoenix realizou em Roraima no mês de outubro, em dez municípios do Estado, sua segunda pesquisa de avaliação de gestão pública (Prefeituras) e de tendência eleitoral para as eleições de 2022 para os cargos de Presidência da República, Governo do Estado e Câmara Federal, dentre outros questionamentos do quadro político.

A sondagem apontou os prefeitos mais bem avaliados por seu trabalho à frente de suas administrações, o que deve interferir diretamente nas eleições majoritárias de3 2022. A intenção apontou os cinco melhores prefeitos (mais bem avaliados), dentre os 15 municípios de Roraima.

PREFEITO

O prefeito Pedro Henrique (PSD), de Alto Alegre, foi o gestor mais bem avaliados dentre os administradores pesquisados, obtendo índice de 65,60%. Ele vem acompanhado de perto por Eronildes Aparecida (PL), de Mucajaí, com 62,70%, Luíza Maria (SD), de São João da Baliza com 61,50%, Arthur Henrique (MDB), de Boa Vista, com 53,50% e James Batista (SD), com 51,30%.

PRESIDENTE

Na avaliação para Presidente da República, os principais candidatos polarizados, Jair Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT), ocupam s primeiras colocações, mas com uma certa vantagem de diferença entre os dois.

 Na questão “Entre estes nomes, quem você vai escolher para presidente na próxima eleição?”, 39,5% dos entrevistados na pesquisa estimulada disseram que votariam em Bolsonaro e 21,3% em Lula.

Na capital, Lula ultrapassou Bolsonaro, apesar de perder no cômputo geral das intenções em outras cidades.

Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – onde não é levado em conta o voto dos indecisos.

Na tabela abaixo, confira a lista, com os nomes, partidos e percentuais obtidos por cada pré-candidato com e sem os indecisos.

GOVERNADOR

Na avaliação de tendências para o Governo do Estado em 2022, o nome do atual chefe do Executivo Estadual, Antônio Denarium (SD) tem melhorado sua performance política nos últimos meses perante o eleitorado. Prova disto é sua avaliação entre o povo roraimense ouvido na pesquisa espontânea.

Cerca de 10% dos entrevistados atribuíram conceito RUIM à sua administração; 21 % deram conceito REGULAR e 62% os conceitos BOM e ÓTIMO e 7% não souberam responder. A boa avaliação dá atual gestor um lugar de destaque na corrida sucessória para 2022, quando tentará a reeleição.

DEPUTADO FEDERAL

“Em quem você vai votar para deputado federal na próxima eleição”?. Esse foi o questionamento do quesito 3 da pesquisa estimulada, em Roraima. Se a eleição fosse hoje, esses seriam os oito pré-candidatos mais votados à Câmara Federal pelo Estado: Jonatan de Jesus (9,8%), Igor Brasil (7,8%), Jovelina (6,9%), Jonny Pedroso (6,1%), Catedral (5,2%), Nicoletti (4,5%), Edio Lopes (4,1%), e Dr. Átila (4%). Entre os oito, quatro já ocupam cargos na Câmara Federal; e um quinto, é deputado estadual

Na tabela abaixo, confira a lista, com os nomes, partidos e percentuais obtidos por cada pré-candidato com e sem os indecisos.

A próxima sondagem será realizada na Região Norte de Roraima. Após disso, as avaliações serão feitas no Estado do Amazonas.

DADOS DA PESQUISA

Realizada em dez cidades da região central e Sul de Roraima, a sondagem foi realizada entre os dias 1º a 8 de outubro de 2021 com 1.545 entrevistados, sendo 49,3% do sexo masculino e 50,7% do sexo feminino; Possui nível de confiança de 96% e margem de erro de + ou -3%. Foi contratada pelo jornal O Painel de Boa Vista e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 1 7655-A).

 

Fonte: DA ASSESSORIA
Publicada em 09 de outubro de 2021 às 16:07

 

Leia Também

Assembleia aprova incentivo à geração de energia renovável para produtores rurais

Política propõe uso dos ventos, da luz solar, da biomassa

Jean Oliveira elogia sucesso da Campanha de coleta de Sangue em São Miguel do Guaporé

Ao todo 234 bolsas de sangue foram coletadas

Bolsonaro diz ao STF que seria

A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a estadia

Queda na avaliação de Lula é natural, afirma Haddad

Pesquisa Genial/Quaest divulgada no último dia 6 mostrou que 34% dos entrevistados avaliam a gestão petista como "negativa"

Envie seu Comentário