Pesquisa Phoenix espelha momento político em Roraima

Pesquisa Phoenix espelha momento político em Roraima

O Instituto Phoenix realizou em Roraima no mês de outubro, em dez municípios do Estado, sua segunda pesquisa de avaliação de gestão pública (Prefeituras) e de tendência eleitoral para as eleições de 2022 para os cargos de Presidência da República, Governo do Estado e Câmara Federal, dentre outros questionamentos do quadro político.

A sondagem apontou os prefeitos mais bem avaliados por seu trabalho à frente de suas administrações, o que deve interferir diretamente nas eleições majoritárias de3 2022. A intenção apontou os cinco melhores prefeitos (mais bem avaliados), dentre os 15 municípios de Roraima.

PREFEITO

O prefeito Pedro Henrique (PSD), de Alto Alegre, foi o gestor mais bem avaliados dentre os administradores pesquisados, obtendo índice de 65,60%. Ele vem acompanhado de perto por Eronildes Aparecida (PL), de Mucajaí, com 62,70%, Luíza Maria (SD), de São João da Baliza com 61,50%, Arthur Henrique (MDB), de Boa Vista, com 53,50% e James Batista (SD), com 51,30%.

PRESIDENTE

Na avaliação para Presidente da República, os principais candidatos polarizados, Jair Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT), ocupam s primeiras colocações, mas com uma certa vantagem de diferença entre os dois.

 Na questão “Entre estes nomes, quem você vai escolher para presidente na próxima eleição?”, 39,5% dos entrevistados na pesquisa estimulada disseram que votariam em Bolsonaro e 21,3% em Lula.

Na capital, Lula ultrapassou Bolsonaro, apesar de perder no cômputo geral das intenções em outras cidades.

Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – onde não é levado em conta o voto dos indecisos.

Na tabela abaixo, confira a lista, com os nomes, partidos e percentuais obtidos por cada pré-candidato com e sem os indecisos.

GOVERNADOR

Na avaliação de tendências para o Governo do Estado em 2022, o nome do atual chefe do Executivo Estadual, Antônio Denarium (SD) tem melhorado sua performance política nos últimos meses perante o eleitorado. Prova disto é sua avaliação entre o povo roraimense ouvido na pesquisa espontânea.

Cerca de 10% dos entrevistados atribuíram conceito RUIM à sua administração; 21 % deram conceito REGULAR e 62% os conceitos BOM e ÓTIMO e 7% não souberam responder. A boa avaliação dá atual gestor um lugar de destaque na corrida sucessória para 2022, quando tentará a reeleição.

DEPUTADO FEDERAL

“Em quem você vai votar para deputado federal na próxima eleição”?. Esse foi o questionamento do quesito 3 da pesquisa estimulada, em Roraima. Se a eleição fosse hoje, esses seriam os oito pré-candidatos mais votados à Câmara Federal pelo Estado: Jonatan de Jesus (9,8%), Igor Brasil (7,8%), Jovelina (6,9%), Jonny Pedroso (6,1%), Catedral (5,2%), Nicoletti (4,5%), Edio Lopes (4,1%), e Dr. Átila (4%). Entre os oito, quatro já ocupam cargos na Câmara Federal; e um quinto, é deputado estadual

Na tabela abaixo, confira a lista, com os nomes, partidos e percentuais obtidos por cada pré-candidato com e sem os indecisos.

A próxima sondagem será realizada na Região Norte de Roraima. Após disso, as avaliações serão feitas no Estado do Amazonas.

DADOS DA PESQUISA

Realizada em dez cidades da região central e Sul de Roraima, a sondagem foi realizada entre os dias 1º a 8 de outubro de 2021 com 1.545 entrevistados, sendo 49,3% do sexo masculino e 50,7% do sexo feminino; Possui nível de confiança de 96% e margem de erro de + ou -3%. Foi contratada pelo jornal O Painel de Boa Vista e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 1 7655-A).

 

Fonte: DA ASSESSORIA
Publicada em 09 de outubro de 2021 às 16:07

 

Leia Também

Deputado estadual Jair Montes faz denúncias em relação à Seagri e a CMR

O parlamentar afirmou que tudo está sendo encaminhado para a Polícia Civil e Ministério Público

CCJ aprova anteprojeto que aumenta a pena relacionada aos crimes contra a administração pública

Texto aprovado também modifica a tipificação do crime de corrupção ativa

Senado aprova auxílio gás para famílias carentes

Projeto volta para a Câmara para análise de financiamento

Lucas Folador lidera intenções de voto para pré-candidatos a deputado federal na região do Vale do Jamari

Jovem já ocupou interinamente a Prefeitura da cidade e hoje desponta com uma das grandes lideranças políticas da região

Envie seu Comentário