Partido de Porto Velho tem contas de 2024 julgadas não prestadas e perde acesso ao Fundão

Partido de Porto Velho tem contas de 2024 julgadas não prestadas e perde acesso ao Fundão

O Juiz Cristiano Gomes Mazzini, da 20ª Zona Eleitoral de Porto Velho, julgou não prestadas as contas do Diretório Municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) relativas ao exercício de 2024. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025.

De acordo com o processo nº 0600054-59.2025.6.22.0020, o partido, presidido por Eleazar Nogueira, não apresentou sua prestação de contas dentro do prazo previsto pela Resolução TSE nº 23.604/2019, complementada pela Resolução TSE nº 23.632/2020. Após a inadimplência, a agremiação foi formalmente citada para apresentar as informações em até três dias, sob pena de ter as contas julgadas não prestadas. Mesmo após a notificação, o partido permaneceu omisso.

O cartório eleitoral anexou aos autos extratos bancários eletrônicos enviados pela instituição financeira e informações sobre eventuais repasses do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, obtidos junto ao Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA).

Em parecer conclusivo, a unidade técnica da Justiça Eleitoral opinou pelo julgamento das contas como não prestadas, conforme previsto no artigo 80, inciso II, alínea “a”, da Resolução TSE nº 23.604/2019. O Ministério Público Eleitoral acompanhou a mesma linha de entendimento.

A sentença destacou que a omissão caracteriza descumprimento das normas legais e impede a verificação da regularidade contábil do partido. O magistrado citou o artigo 30, inciso IV, da Lei nº 9.504/1997, e o artigo 45, inciso IV, alínea “a”, da Resolução TSE nº 23.604/2019, como fundamentos para a decisão.

Apesar de não terem sido identificados repasses de recursos públicos ao partido durante o exercício de 2024, a Justiça Eleitoral determinou a perda do direito ao recebimento de novas cotas do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conforme dispõe o artigo 47, inciso I, alínea “a”, da mesma resolução.

O juiz Cristiano Gomes Mazzini determinou ainda que, após o trânsito em julgado, sejam tomadas providências administrativas, entre elas o registro da decisão no Sistema de Informações de Contas (SICO) e a publicação de edital com a intimação do Ministério Público e comunicação às esferas partidárias superiores, conforme prevê o artigo 54-B, inciso I, da Resolução TSE nº 23.571/2018.

Fonte: Rondônia Dinâmica
Publicada em 04 de November de 2025 às 17:01

 

Leia Também

Ação itinerante do CRAS atenderá moradores de União Bandeirantes nos dias 21 e 22 após solicitação do vereador Adalto de Bandeirantes

Pedido do parlamentar à SEMIAS garante serviços sociais essenciais no distrito, como emissão de documentos, atualização do CadÚnico e atendimentos do Bolsa Família e BPC

Vereador Gedeão Negreiros solicita limpeza e desobstrução de bueiro no Bairro Nova Porto Velho

O Pedido de providência visa combater transbordamentos e odores causados por sistema de drenagem obstruído no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Equador

“Dentro da Casa, eu nunca ouvi falar dessa palavra”, diz presidente ao ser questionado sobre rachadinhas na Câmara de Vereadores

Presidente da Câmara diz que montou controle interno, nega propina, confirma que “alguns vereadores” tomaram empréstimo e sustenta que a anulação de ato do Executivo sobre o lixo foi “política”

Cláudia de Jesus propõe proejeto de lei com ações integradas para combater a obesidade em Rondônia

Proposta cria a Política “Vida Saudável Rondônia” e estabelece diretrizes de prevenção em todas as faixas etárias

Envie seu Comentário