Para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente, MPRO recomenda novos estudos antes da construção de cemitério em União Bandeirantes

Para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente, MPRO recomenda novos estudos antes da construção de cemitério em União Bandeirantes

A recomendação foi direcionada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), após serem identificados vícios e impropriedades no processo de licenciamento.

Chuva e lençol freático

Moradores da área destinada ao cemitério relataram ao MPRO falhas nos laudos de estudo de solo, especialmente por não incluírem análises durante o período chuvoso, o que poderia comprometer a qualidade dos resultados. Em resposta, o Núcleo de Análises Técnicas do MPRO (NAT) elaborou parecer técnico que apontou uma série de irregularidades, indicando que praticamente todos os documentos que instruem o processo de licenciamento ambiental possuem impropriedades que comprometem seu conteúdo.

Novos estudos

Desse modo, o MPRO recomendou que a SEMA suspenda a Licença Ambiental de Instalação emitida para o cemitério e refaça os estudos necessários, eliminando as falhas identificadas pelo NAT. Além disso, foi solicitado que todos os documentos sejam analisados com rigor antes de qualquer nova deliberação sobre a concessão de licença.

A Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (SEMESC) também recebeu orientações do MPRO para adotar medidas necessárias ao refazimento dos documentos com vícios, conforme indicado pelo NAT. Até que a SEMA reavalie a licença de instalação seguindo os preceitos legais, a SEMESC deve se abster de qualquer ato que leve ao início das obras.

Direitos protegidos

O MPRO atua na fiscalização e aplicação das normas que visam proteger o meio ambiente e a saúde pública. A construção de cemitérios, como serviço público relevante, deve seguir rigorosos padrões ambientais para evitar riscos à saúde da população.

Fonte: MP-RO
Publicada em 09 de September de 2024 às 16:46

 

Leia Também

COMPROMETIMENTO: Bruno Eduardo assume protagonismo da TV em Rondônia

Apresentador iniciou sua carreira jornalística com uma visão clara: informar com responsabilidade e aproximar a comunidade das notícias que realmente importam

Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público será obrigatório a partir de 2025

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou na terça-feira, 24, a Portaria n.º 1.516/2024, que estabelece o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp).

A Polícia Civil de Rondônia afasta servidores públicos envolvidos em recebimento de emenda para ONG de animais

Polícia Civil deflagra 2ª fase da operação "LAMBUJA" em investigação sobre desvio de verbas públicas

Ministério Público obtém reconhecimento da ilegalidade de associações de produtores rurais em Nova Mamoré e Guajará-Mirim

O Ministério Público de Rondônia ingressou com ações civis públicas visando à dissolução compulsória (extinção) de duas associações envolvidas na prática de crimes ambientais, consistentes, principalmente, em desmatamento e invasão ao Parque Estadual de Guajará-Mirim e de seu entorno.

Envie seu Comentário