MP expede recomendação para regularização de serviço de exame laboratorial nas unidades de saúde da Capital

MP expede recomendação para regularização de serviço de exame laboratorial nas unidades de saúde da Capital

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Saúde, expediu recomendação ao Prefeito de Porto Velho e à Secretária Municipal de Saúde, visando à regularização na prestação do serviço de exame laboratorial, realizado pelo Município de Porto Velho.

Proposta pela Promotora de Justiça Emília Oiye, a medida leva em consideração Investigação Preliminar instaurada pelo MP, em que se comprova que o Município de Porto Velho vem descartando amostras de sangue coletadas em unidades de saúde da Capital, ocasionando prejuízo irreparável à saúde e vida dos pacientes.

Na recomendação, o MP orienta que sejam adotadas providências para que seja regularizada a aquisição de insumos laboratoriais, garantindo-se a continuidade do serviço, bem como envidados esforços no sentido de finalizar processo licitatório, uma vez que, desde o início de 2017, há expectativa para a aquisição dos produtos.

O Ministério Público também instrui que seja evitada a coleta de sangue dos usuários, quando houver previsão de falta de insumos, considerando a existência de prazos para a realização do procedimento, a partir da coleta e, ainda, que realize a devida informação à sociedade sobre a eventual suspensão da coleta, da necessidade de retorno à unidade de saúde para a nova coleta e da eventual regularização do serviço.

O MP esclarece que a emissão da Notificação Recomendatória nº 001/2018 – 7ª PJ não afasta a apuração da responsabilidade sobre a demora na aquisição dos insumos, o que ocasionou o descarte de grande quantidade de produto colhido dos usuários, gerando prejuízo à saúde e, consequentemente, dano moral coletivo.

Fonte: MP
Publicada em 08 de October de 2018 às 21:56

 

Leia Também

Regularização fundiária rural é impulsionada pelo Governo de RO com a disponibilização de servidores

Governo do estado colocou à disposição do Incra em Rondônia, 68 servidores para fazer regularização fundiária rural

Nota de Esclarecimento - Instituto de Pesquisa Brasil Dados

O Instituto Brasil Dados, empresa com 20 anos de atuação no ramo de pesquisa eleitoral em Rondônia, vem a público esclarecer informações divulgadas na manhã desta quarta-feira (18) pelo site Fronteira 364, envolvendo seu representante, Frank Almeida, e o candidato a prefeito Affonso Cândido de Ji-Paraná.

R$ 2,5 milhões destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos beneficiam aproximadamente 300 produtores indígenas, em Rondônia

Programa irá beneficiar aproximadamente 300 produtores rurais indígenas e de povos tradicionais com a aquisição de alimentos em comunidades do estado

Ações de prevenção às queimadas e preservação ambiental são realizadas pelo governo de RO, no Vale do Jamari

As ações visam ofertar atividades educativas, as quais incentivam os cuidados com o meio ambiente

Envie seu Comentário