
O vice-presidente Hamilton Mourão embarcou na manhã desta sexta-feira (5) para sua primeira viagem aos Estados Unidos desde a posse do governo de Jair Bolsonaro. Entre os compromissos previstos está um encontro em Washington com o vice-presidente norte-americano, Mike Pence.
Mourão decolou na base área de Brasília e desembarca no final da tarde em Boston, primeira parada da viagem, que tem atividades agendadas até terça-feira (9). O vice terá encontros com empresários, estudantes, diplomatas brasileiros e dará palestras.
Segundo a programação divulgada pela assessoria do vice-presidente, ele concederá uma entrevista neste sábado ao filósofo e professor Mangabeira Unger, ministro nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Mourão também se encontrará em Boston com estudantes brasileiros da universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, e com o empresário Jorge Paulo Lemann.
O vice-presidente dará uma palestra sobre os primeiros 100 dias do governo de Jair Bolsonaro no domingo (7), no “Brazil Conference”.
O evento tem previsão de reunir em palestras distintas parlamentares, governadores, juristas, o ministro Santos Cruz (Secretaria de Governo), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os candidatos a presidente em 2018 Ciro Gomes, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin.
Mourão viaja no domingo para Washington, onde terá uma audiência com o vice-presidente norte-americano na segunda-feira. Segundo Mourão, será uma reunião para “um conhecer o outro”.
“Não tem tema [a reunião], é simplesmente fazer a aproximação entre os dois, uma vez que naquela reunião que teve do Grupo de Lima, em Bogotá, a gente só se cumprimentou e não conversamos. É conversar para um conhecer o outro”, explicou o vice a jornalistas.
Mourão viaja aos EUA no mês seguinte à visita de Bolsonaro a Washington. Bolsonaro, na oportunidade, teve uma audiência na Casa Branca com o presidente norte-americano Donald Trump.
Bolsonaro defende uma maior aproximação com os EUA desde a campanha eleitoral do ano passado. Sua visita a Washington durou três dias.
Neste período, o governo publicou um decreto assinado pelo presidente autorizando turistas de Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália a entrar no Brasil sem visto.
Também foram assinados alguns acordos, entre os quais o que permite aos EUA lançar satélites da base de Alcântara, no Maranhão, e o que prevê a troca de informações entre a Polícia Federal e o FBI, a polícia federal norte-americana.
Sexta-feira (5)
Sábado (6)
Domingo (7)
Segunda-feira (8)
Terça-feira (9)
Fonte: G1
Publicada em 05 de April de 2019 às 17:56