Mantidas prisões dos homens que furtaram e esquartejaram vaca

Mantidas prisões dos homens que furtaram e esquartejaram vaca

Fabiano dos Santos Botelho e Jean Jaime Nunes da Silva, presos em flagrante, no último dia 16 de março sob acusação de furto de animal, tiveram os pedidos de liberdade, em habeas corpus, negados pelos desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia, durante a sessão de julgamento na quinta-feira. Eles são acusados de furtarem, matarem e esquartejarem uma vaca no local do crime e, em seguida, levarem-na em uma caminhonete L-200.

Segundo o voto do relator, desembargador Daniel Lagos, Fabiano, além do furto do animal, também é acusado de porte ilegal de arma; ele foi preso com um revólver calibre 38; e Jean é reincidente por ser condenado pelo crime de roubo em 5 anos e 8 meses de reclusão, no processo 000568-57.2015.822.0501.

Ainda, segundo o voto, em depoimento, a vítima disse que viu o momento em que os acusados fugiram do local; sustentou, também, que não era a primeira vez que animais eram subtraídos (furtados) da sua fazenda, pois já haviam sumido três vacas. Além disso, Jean ameaçou a vítima e a dela.

O voto narra que não há contra ambos acusados constrangimentos ilegais, uma vez que os elementos indiciários apontam a autoria e matéria do delito praticado. Embora tratar-se do mesmo crime, cada acusado ingressou com habeas corpus (HC) separados. Fabiano impetrou o HC n. 0001361-05.2019.8.22.0000; já Jean ingressou com o HC n. 0001362-87.2019.8.22.0000.

A denúncia ministerial oferecida contra os réus no processo crime (0002853-81.2019.8.22.0501) foi recebida pelo juízo da causa dia 3 de abril de 2019, assim como ordenada a citação dos réus para responderem a acusação.

Abigeato

Abigeato é um tipo de crime de furto que envolve a subtração de animais domesticados, como animais de carga e animais para abate, no campo e em fazendas.

Participaram do julgamento os desembargadores Daniel Lagos e Valdeci Castellar Citon; e o juiz Jose Antonio Robles.

Fonte: TJ/RO
Publicada em 12 de April de 2019 às 16:22

 

Leia Também

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o rio Candeias

Na recomendação, o MPF alerta que há a necessidade de minimizar os riscos e garantir a segurança da população enquanto são realizadas as intervenções necessárias.

Faltam 10 dias para abertura das inscrições da CNH Social; governo de RO vai oferecer 1.500 vagas em todo o estado

Inscrições ficarão abertas de 30 de maio a 30 de junho, exclusivamente pela internet, no site oficial do Detran-RO

Sistema online de declaração de rebanhos já registra 38% de adesão; atualização obrigatória encerra dia 31 de maio

Além de concentrar os dados agropecuários, por meio de inteligência analítica e registro referente aos processos de produção agrícola,

Feira da Mulher Empreendedora movimenta Elero em Porto Velho com foco na valorização feminina

Evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio e destaca o protagonismo das mulheres no empreendedorismo, com apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Envie seu Comentário