O deputado Laerte Gomes (PSDB), na sessão da ALE de terça-feira (25) se pronunciou durante a votação de um projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que exclui a Reserva do Soldado da Borracha do projeto, também do governo do Estado, que cria 11 reservas florestais em municípios do Estado.
O parlamentar parabenizou o deputado Ezequiel Junior (PRB) por ter intermediado, junto ao governo do Estado, a exclusão da referida reserva do projeto que cria as demais. Porém, Laerte disse que, apesar de votar favorável pela aprovação do projeto que exclui apenas a Reserva do Soldado da Borracha, a não exclusão das outras 10 áreas seria algo injusto.
“Por isso aprovamos esse projeto com uma emenda coletiva, junto com os demais deputados, para que seja extinta a criação de todas as 11 reservas”, ressaltou o líder do governo na ALE.
O parlamentar explicou que há necessidade de um debate mais amplo sobre o assunto, e frisou que a Assembleia deve ser ouvida antes de o governo do Estado criar reservas ambientais dentro de Rondônia.
“Agora fica na mão do governo, o veto ou não, dessa emenda coletiva sobre a revogação da criação das 11 reservas florestais”, argumentou o deputado.
Laerte acrescentou que o próprio governador Daniel Pereira (PSB) criou uma comissão formada por membros da ALE, do Ministério Público e órgãos representantes do setor produtivo de Rondônia para que seja realizada uma análise, área por área, para levantar as que tenham possíveis irregularidades e as que podem ou não serem transformadas em reservas.
“Esperamos que o governo não vete a emenda coletiva e que essas 11 áreas não sejam transformadas em reservas, em respeito a todas as famílias que nessas terras trabalham há anos e ganham seu sustento”, concluiu Laerte Gomes.
Fonte: DECOM ALE/RO
Publicada em 27 de September de 2018 às 18:20