Juízes federais da Argentina criam associação inspirados na Lava Jato

Juízes federais da Argentina criam associação inspirados na Lava Jato

Em 19 maio de 2017, um grupo de 193 magistrados argentinos criou a Asociación de Jueces Federales (Ajufe), com a mesma sigla da entidade brasileira equivalente, tendo a Lava Jato como modelo inspirador.

O encontro aconteceu na Faculdade de Direito da UBA (Universidade de Buenos Aires), mesmo local onde o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, fará conferência em evento promovido pela Ajufe brasileira, nesta sexta-feira (23).

A assembleia que formalizou a criação da Ajufe argentina foi realizada a portas fechadas, segundo registro da imprensa local na época.

O 1º Encontro Internacional da Ajufe, que será aberto nesta quinta-feira (22) em Buenos Aires, não teve maior divulgação na imprensa brasileira. O evento foi noticiado principalmente entre associados, na intranet.

A entidade argentina apresentou uma série de propostas para atacar as causas da corrupção, ressaltando a necessidade de reforçar a "interação cotidiana entre os distintos atores institucionais para elaborar uma política de Estado concreta com foco neste tema", tendo em conta as experiências do Brasil, Espanha, Chile e México.

Foi eleito presidente da Ajufe argentina o juiz Jorge Morán, da Câmara Nacional no Contencioso Administrativo Federal.

Segundo Morán, figuravam entre as propostas "modificar os processos" e "fortalecer a área de investigação, dotando o Poder Judiciário de uma agência especial e uma polícia judiciária, como existe em outros países".

A ideia de uma Lava Jato argentina tinha dupla motivação: elaborar leis similares às do Brasil, incluindo a delação premiada e outras ferramentas para combater a corrupção, e fazer frente a pressões do poder político sobre a magistratura. Com informações da Folhapress.

Fonte: Noticia ao minuto
Publicada em 22 de November de 2018 às 08:45

 

Leia Também

SOLIDARIEDADE QUE SALVA: Rondônia, Acre e Amazonas se unem em transplante de órgãos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os estados.

Governo de RO avança na recuperação de 22 quilômetros da RO-010, entre Nova Estrela e Rolim de Moura

Os serviços de recuperação incluem a retirada do asfalto danificado, aplicação de nova capa asfáltica e a devida compactação, garantindo mais segurança e durabilidade à via

Novo sistema para avaliar nível de satisfação dos usuários é implantado pelo Detran-RO

O novo sistema permite coletar opiniões e avaliar o nível de satisfação dos usuários com mais facilidade

Deputado Alan Queiroz solicita aquisição e distribuição de alevinos de peixes aos produtores rurais de Rondônia

A indicação visa fomentar a piscicultura e gerar renda aos produtores.

Envie seu Comentário