Isolados após rompimento de barragem, agricultores temem perder produção em RO

Isolados após rompimento de barragem, agricultores temem perder produção em RO

O rompimento de uma barragem de decantação no garimpo deixou mais de 400 de pessoas isoladas em Machadinho d’Oeste, em Rondônia, e muitos agricultores foram afetados.

O Ministério Público recomendou a suspensão dos trabalhos no garimpo até uma avaliação da Agência Nacional de Mineração.

Sete pontes foram destruídas. O serviço de recuperação já teve início, mas ainda não conseguiu resolver todos os problemas.

Cerca de 50 famílias precisam passar pelo que restou de uma das pontes para ter acesso a outras regiões. Praticamente isolados, eles temem perder a produção e já observam as contas chegarem.

Sem solução, os agricultores improvisam e tentam retomar a rotina. "Tem 20 anos que a gente mexe aqui e nunca viu uma situação dessas", diz o produtor Divino Zeferino.

O levantamento inicial da Secretaria de Meio Ambiente do estado aponta que o rompimento da barragem foi causado pelo excesso de chuva. A Agência Nacional de Mineração não informou uma data para concluir a avaliação da barragem.

Fonte: Globo Rural
Publicada em 08 de April de 2019 às 11:37

 

Leia Também

Manejo com fogo, contrafogo e queimada - entenda a diferença

Técnicas de controle exigem conhecimento técnico e qualificação

MPRO participa de evento do GAEPE-RO voltado à assinatura de compromisso pela Educação em Rondônia por candidatos a prefeitos

Candidatos ao Executivo Municipal assinaram a “Carta de Compromisso pela Educação em Rondônia”, em reunião realizada nesta terça-feira (24/9), pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (GAEPE-RO).

PRO realiza Projeto “Instruir para Proteger” para qualificar Conselheiros Tutelares

Entre diversas temáticas, serão abordadas a “entrega voluntária”, a “mudança de guarda fática” e o “acolhimento funcional”

Cremero divulga plantão de apoio para prerrogativas médicas

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) implantou no último fim de semana o "Plantão Prerrogativas Médicas" para acompanhar os médicos durante a rotina de expediente dos mesmos quando são abordados por entidades fiscalizadoras.

Envie seu Comentário