Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 encerram dia 30 de abril

Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 encerram dia 30 de abril

Encerram no próximo dia 30 de abril, as inscrições para o Programa Jovem Senador 2024. O projeto, é uma atividade voltada para estudantes de até 19 anos, de escolas públicas de ensino médio, dos estados e do Distrito Federal, que proporciona conhecimento acerca da estrutura e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Todas as informações e instruções para a participação dos estudantes no programa ficam disponíveis no website oficial do Jovem Senador, no link: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os jovens senadores serão selecionados por meio de concurso de redação, com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.  Os 27 estudantes vencedores estaduais, sendo um representante de cada estado, além do Distrito Federal, e seus respectivos professores orientadores, deverão participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília (DF).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, o programa tem o objetivo de fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, e também ressaltou a relevância do tema. “O programa é muito importante porque tem como essência, incentivar estudantes a compreenderem o exercício da cidadania e democracia no seu dia a dia. Além desse benefício, eles podem relacionar às produções textuais e discussões, para possíveis projetos de leis, e ainda, enriquecer sua bagagem pedagógica para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”.

Representante de Rondônia, Jovem Senadora 2023, estudante Karoliny Discher Martini

Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o evento de anúncio dos vencedores deverá ser realizado até o dia 21 de junho de 2024. Os autores das redações classificadas em 1° lugar – em cada estado e no Distrito Federal serão os jovens senadores da edição 2024, e participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

“A participação é obrigatória e necessária para a obtenção do título de jovem senador ou senadora. As despesas de deslocamento dos estados para Brasília, bem como, de hospedagem, alimentação e traslados dos jovens e professores orientadores serão custeadas pelo Senado Federal”, explicou Ana Pacini.

CALENDÁRIO

  • Etapa escolar – Inscrições até 30/4
  • Seleção da Etapa Estadual – Prazo final 24/5
  • Seleção da Etapa Senado – Prazo final 5/6
  • Anúncio dos Vencedores pela Escola – Prazo final 21/6
  • Semana de Vivência Legislativa – De 5/8 a 9/8

Para acompanhar todas instruções para participação no programa, além do site oficial do Jovem Senador, estão disponíveis informações nas plataformas digitais: Facebook: jovemsenador, Instagram: @jovemsenador, e e-mail: [email protected]. Para conhecimento dos coordenadores estaduais, os alunos podem enviar e-mail para o endereço: [email protected].

Fonte: Secom - Porto Velho
Publicada em 23 de April de 2024 às 07:44

 

Leia Também

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 681,22

Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Boletim Focus projeta PIB de 3,17% ao final do ano

SEJUCEL repudia rumores sobre inadimplência em Show de abertura do Duelo na Fronteira em Guajara-Mirim

Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia esclarece que pagamentos estão pendentes devido à falta de Nota Fiscal, reafirmando compromisso com a transparência e legalidade.

Aliado de Mujica, Yamandú Orsi vence eleições presidenciais no Uruguai

Aos 57 anos, Orsi traz consigo uma trajetória que inclui a experiência como professor de história e ex-governador de Canelones, o segundo maior departamento do país

Envie seu Comentário