Inaugurado o escritório social de atenção à pessoa egressa

Inaugurado o escritório social de atenção à pessoa egressa

Resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Velho, Governo do Estado, Tribunal de Justiça e a Associação Cultural e do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), a sede do Patronato Penitenciário - Escritório Social de Atenção à Pessoa Egressa foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (6/12). O escritório fica localizado na esquina da Av. Farquar com Carlos Gomes, 1575, na região central da capital.

O projeto do Patronato Penitenciário atende o egresso e o livrado de condicional, tendo como objetivo a redução da massa carcerária, em especial a reincidência criminal.

A solenidade de inauguração do escritório contou com presença de autoridades, gestores públicos e servidores, além de apresentação do coral feminino do Centro de Ressocialização Sueli Maria Mendonça, formado por reeducandas que concluíram o curso de Técnica Vocal, que faz parte do projeto ‘Capacitar para Ressocializar’.

O Patronato Penitenciário é gerenciado pelo método Acuda, que será aplicado de maneira progressiva, considerando a fragilidade da rede de atenção pública existente, ou seja, tão importante quanto atender ao egresso é o desafio de mobilizar os equipamentos públicos, previstos nas políticas nacionais e locais, para interferir positivamente no processo de quebra de estigmas sociais e de garantia de direitos individuais de cidadãos.

O prefeito Hildon Chaves, em seu pronunciamento, disse que o Patronato é a finalização do processo de ressocialização do apenado. “Sem Patronado, no dia da sua libertação, o apenado não tem nenhum apoio e isso aumenta muito a possibilidade de reincidência, então, esse acolhimento, no momento do reingresso na sociedade, faz toda diferença no apoio para sua ressocialização”, disse o prefeito.

Hildon Chaves lembrou que a implantação do Patronato é um sonho antigo do Tribunal de Justiça, que hoje torna-se realidade, resultado de parcerias da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça de Rondônia (Vepema) e a Associação Cultural e do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda).

Fonte: Assessoria 
Publicada em 07 de December de 2018 às 09:06

 

Leia Também

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Foram investidos mais de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos entregues recentemente.

Pão Nosso: Marcos Rocha garante café da manhã gratuito para quem mais precisa

Em mais um compromisso cumprido, programa combate a insegurança alimentar e fortalece a economia local

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores

TJRO lançará projeto

O projeto proporciona um ambiente seguro e acolhedor nas comunidades indígenas para que os adolescentes em conflito com a lei possam cumprir suas medidas socioeducativas.

Envie seu Comentário