IML em estado de decomposição em Rondônia: deficiências vão desde a falta de profissionais, papel, pinça e luvas

IML em estado de decomposição em Rondônia: deficiências vão desde a falta de profissionais, papel, pinça e luvas

O diretor do Instituto Médico Legal, Genival Queiroga Júnior, denunciou na Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa o estado precário do Instituto Médico Legal, que conta com apenas 56 médicos legistas para atender todo Estado. As deficiências do instituto vão desde a falta de profissionais até falta de papel, pinça, luvas, entre outros.

Com 52 municípios, existe apenas uma unidade do IML, em Porto Velho. Ariquemes conta com uma casa adaptada para realizar os atendimentos, mas que não pode ser considerado um IML.

 “É muito difícil, o único IML, que o Estado possui é o de Porto Velho, mas longe da perfeição, grande maioria dos serviços realizados são na base do improviso”, disse Queiroga. 

“Fizemos um estudo minucioso levando em conta a população de cada Município e constatamos que a defasagem é grande. O Estado possui 140 vagas para médicos legistas e temos apenas 56”.

De acordo com Queiroga, essas vagas não foram preenchidas, não por falta de solicitação para realização de concursos.

“Estamos há anos pedindo, praticamente implorando, mas sempre esbara em alguma situação burocrática da Sesdec”, explica.

Queiroga disse ainda que as deficiências do instituto vão desde a falta de profissionais até falta de papel, pinça, luvas, entre outros.

“Infelizmente, pelo que percebemos, o IML não é uma das prioridades da Sesdec, já tive que ir no gabinete de cada deputado desta casa pedir ajudar, pedir recursos. Precisamos de postos avançados em diversas regionais, precisamos de transporte, precisamos de muita coisa.

Para o diretor, o IML de Porto velho é menos ruim, mas está longe de ser o que a Lei exige. Para ser ter uma ideia, se a Vigilância Sanitária realizar uma vistoria lá no prédio, ele será fechado imediatamente”, aponta.

Segundo a delegada geral adjunta da Polícia Civil, Alessandra Paraguassu, é totalmente compreensivo que as famílias reclamem na demora para liberação de um corpo, contudo é necessário seguir o fluxo imposto pelas Leis, entre elas a proibição de perícias no período noturno.  “Só temos 34% de médicos legistas do que seria o ideal. Temos 2 mil servidores, contudo grande parte está afastada por questões médicas ou A particulares e outros aguardando aposentadoria”, diz.

A delegada apontou ainda que o IML é um local feio, mal estruturado e hostil e quando a população precisa utilizar as dependências do instituto passar por situação constrangedoras.

“Se para os cidadãos que precisam ir lá vez ou outra não é agradável, imagina para os servidores que precisam estar lá todos os dias e muitos deles ainda tiram do próprio bolso para garantir uma condição boa de trabalho e atendimento para a população. Aceitamos a ajuda do legislativo para auxiliar nas demandas, pois não ansiamos de ajuda, nós necessitamos. Não é que não queremos atender e que não temos condições mesmo”, expõe.

Preocupado com todas questões apresentadas, Anderson Pereira juntamente com a Comissão, solicitou informações sobre as problemáticas do IML por meio de documentos, para debater com a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Outro ponto lembrado é buscar melhoria para o fundo de apoio à Polícia Civil (Funrespol), pois a classe há muito tempo está abandonada, sucateada trabalhando com matérias antigos e prédios insalubres.

“Precisamos resolver isso junto ao Governo, dar condições dignas de trabalho aos agentes, servidores de modo geral, que batalham pela ordem pública, o fundo da PC não é suficiente e se tiver que tirar de outros, vamos propor”, finalizou Anderson. 

Ao fim ficou marcada para o próximo dia 13 do corrente mês a reunião que vai dar continuidade ao importante debate.

Fonte: Viarondonia com informações da ALE
Publicada em 03 de April de 2019 às 09:34

 

Leia Também

MPRO participa de evento do GAEPE-RO voltado à assinatura de compromisso pela Educação em Rondônia por candidatos a prefeitos

Candidatos ao Executivo Municipal assinaram a “Carta de Compromisso pela Educação em Rondônia”, em reunião realizada nesta terça-feira (24/9), pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (GAEPE-RO).

PRO realiza Projeto “Instruir para Proteger” para qualificar Conselheiros Tutelares

Entre diversas temáticas, serão abordadas a “entrega voluntária”, a “mudança de guarda fática” e o “acolhimento funcional”

Cremero divulga plantão de apoio para prerrogativas médicas

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) implantou no último fim de semana o "Plantão Prerrogativas Médicas" para acompanhar os médicos durante a rotina de expediente dos mesmos quando são abordados por entidades fiscalizadoras.

Quase 58 mil pessoas vacinadas contra a Covid e gripe de sexta a domingo

Mais de 23.400 pessoas foram vacinadas com o reforço sazonal contra a Covid-19 e 34.140 pessoas contra a gripe entre a passada sexta-feira e domingo, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Envie seu Comentário