As dezessete horas termina a votação das eleições gerais estaduais em Rondônia com o início da totalização dos votos. Até as 20 horas, segundo projeção do Tribunal Regional Eleitoral já serão reconhecidos os próximos deputados estaduais, deputados federais, senadores e os dois candidatos que irão para o segundo turno no Estado.
O balanço feito a cada duas horas pela Corte Eleitoral rondoniense mostra mais uma eleição tranquila com algumas prisões por boca-de-urna, transporte irregular de eleitores e compra de votos. Todos os acusados presos em flagrantes foram ouvidos pelos juízes plantonistas e foram liberados após pagamento de fiança e responderão pelo crime em liberdade.
Duas situações foram atípicas nesse domingo de eleição: pela primeira vez, o derramamento de santinhos pelas ruas não aconteceu. Ano após ano a Justiça Eleitoral vem lutando contra essa prática e nessa eleição por conta de uma Recomendação Expedita pelo Ministério Público Eleitoral que promete punição a partidos e candidatos;
A outra situação foi a denúncia de urnas fraudadas. Em coletiva à imprensa, o presidente do TRE-RO, desembargador Sansão Saldanha, negou a possibilidade de fraude nas urnas e negou que a veracidade das notícias que foram veiculadas na rede social, as famosas ´fake news´.
O sistema Disk Eleições recebeu mil notícias de irregularidades durante o processo de votação no Estado e desse total, cerca de 50 são de ilícitos eleitorais e 25 urnas foram substituídas até agora. A imprensa terá uma sala reservada dentro da sede regional do TER-RO para acompanhamento da totalização e elaboração de material jornalístico em tempo real.
Fonte: Via Rondônia
Publicada em 07 de October de 2018 às 16:50