Governo e rebeldes listam 15 mil prisioneiros para serem trocados

Governo e rebeldes listam 15 mil prisioneiros para serem trocados

O governo do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, reconhecido pela comunidade internacional, e os rebeldes xiitas Huthis iniciaram na semana passada na Suécia discussões visando retomar o diálogo interrompido em 2016.

Todas as tentativas para acabar com a guerra, iniciada em 2014 e que já causou pelo menos 16.000 mortos, falharam até agora, enquanto a situação humanitária do Iémen se degrada dia a dia.

Os rebeldes anunciaram ter trocado com o Governo uma lista de cerca de 15.000 prisioneiros dos dois campos. Uma fonte governamental iemenita indicou ter apresentado o nome de 8.200 prisioneiros.

As duas partes deverão aprovar a lista no prazo de duas semanas, segundo a televisão dos rebeldes, Al-Masirah, e terão 45 dias -- a partir de uma data ainda não determinada -- para realizar a troca.

Os prisioneiros serão transferidos através dos aeroportos de Seyoun (centro), controlado pelo governo, e de Sanaa, a capital controlada pelos rebeldes.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha confirmou que supervisionará a troca.

As imagens da devastação provocado pelos ataques aéreos da coligação internacional conduzida pela Arábia Saudita, que apoia o governo desde 2015, e as da crise humanitária terão convencido as grandes potências da necessidade de acelerar uma resolução do conflito.

A ONU disse na segunda-feira estar a tentar conseguir 4.000 milhões de dólares (3.515 milhões de euros) para fornecer em 2019 ajuda a cerca de 20 milhões de iemenitas, à volta de 70% da população.

Cada ano a ONU precisa de mais mil milhões, lamentou o secretário-geral adjunto da ONU para os Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, adiantando que por iniciativa da Suécia, da Suíça e da ONU está prevista uma conferência de doadores para 26 de fevereiro em Genebra.

Fonte: mundo em um minuto
Publicada em 11 de December de 2018 às 10:07

 

Leia Também

Fã de tênis, papa poderá usar quadra “secreta” no Vaticano; entenda

O papa Leão XVI afirmou ser um jogador de tênis amador. A quadra de tênis do Vaticano é desconhecida pela maioria das pessoas

Corte Suprema da Argentina encontra material nazista no porão

Caixas com documentos e material de propaganda nazista dos anos 1940 são achadas por acaso em meio aos arquivos da Corte Suprema de Justiça

Hamas anuncia libertação de refém americano nesta segunda (12)

Edan Alexander foi sequestrado durante os ataques de 7 de outubro e é o único refém vivo com dupla cidadania ainda detido em Gaza

SOLIDARIEDADE QUE SALVA: Rondônia, Acre e Amazonas se unem em transplante de órgãos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os estados.

Envie seu Comentário