A Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizou uma reunião técnica que reuniu o secretário da Sesau, coronel Jefferson Rocha, representando o governo do estado, o legislativo estadual, com a presença da deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil), o legislativo federal, representado pelo deputado federal Thiago Flores, além de especialistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O encontro teve como objetivo avançar na discussão sobre o projeto de implantação de um Hospital Universitário da Unir em Rondônia.
Durante o encontro, a reitora da Unir, Dra. Marília Pimentel, apresentou o projeto, destacando o papel da universidade no desenvolvimento acadêmico e científico em Rondônia. Ela detalhou os trâmites em andamento para a concretização do hospital, um marco na história da universidade, ampliando em capacidade e qualidade a formação de profissionais da saúde, incentivando a pesquisa e melhorando os serviços públicos de saúde pública no estado.
A deputada estadual Lebrinha, representando a Assembleia Legislativa de Rondônia, destacou a magnitude de um hospital universitário para o Estado, ressaltando o impacto na formação de novos médicos e para o fortalecimento do sistema de saúde pública. Em sua fala, a deputada enalteceu o compromisso de todos os deputados em apoiar a iniciativa, salientando que um hospital universitário trará soluções reais para a saúde no estado.
"A implantação de um hospital universitário na UNIR representa um avanço para Rondônia, tanto na formação de profissionais de saúde quanto no fortalecimento do sistema público de saúde. Parabenizo a reitora Dra. Marília Pimentel e os colegas da bancada federal pelo empenho e compromisso com esse projeto, e a Assembleia Legislativa se coloca como parceira, pronta para somar esforços e apoiar cada etapa necessária para transformar esse projeto em realidade, trazendo benefícios diretos para a nossa população", afirmou a deputada Lebrinha.
O secretário de estado da Saúde, coronel Jefferson Rocha, avalia o projeto com otimismo. Segundo ele, já estão em andamento estudos conjuntos com a Ebserh para criar um relatório técnico que define as possibilidades de implementação. O secretário ainda reforça que a SESAU, em parceria com a equipe técnica da Ebserh, está comprometida em avaliar todas as possibilidades para viabilizar o hospital, destacando que a saúde de Rondônia vai caminhar para melhoria em infraestrutura e inovação.
Fonte: ALE/RO
Publicada em 06 de November de 2024 às 16:10