Fora de controle, o incêndio que atinge uma reserva ambiental de Nova União (RO), além de propriedades rurais nos arredores, já queimou, até a última segunda-feira (17), mais de três mil hectares de terra. O número equivale a 30% de área restrita, segundo a Polícia Militar Ambiental da cidade.
Conforme o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio não cessam. Com a destruição causada pelas chamas, os prejuízo são sem tamanho contra a flora, a fauna, a agricultura e aos animais nativos do local. Entre os bichos encontrados mortos, há um jabuti de quase 50 centímetros.
Segundo o tenente da Polícia Militar Ambiental Adylon da Silva Souza, algumas espécies mais ágeis conseguem fugir. Já outras, por conta da rápida extensão do fogo pela mata seca, não sobrevivem. "Mas ainda não temos dados que quantos animais morreram durante o incêndio”, disse.
Logo nos primeiros dias da queimada, uma equipe do Corpo de Bombeiros visitou algumas propriedades que ficam nas proximidades da área queimada. De acordo com o capitão Moacyr de Paula, a corporação agora instrui os moradores para construir aceiros.
"Visitamos algumas propriedades rurais que ficam nas proximidades da área do incêndio. Nós instruímos os produtores a fazerem os aceiros, uma barreira natural que evitará o avanço do fogo para as propriedades", destacou.
Ainda durante a semana, o Corpo de Bombeiros também chegou a fazer um sobrevoo pelas áreas mais afetadas dentro da região restrita.
Pelas imagens encaminhadas ao G1, é possível notar a fumaça que ainda encobre a reserva por causa das chamas. Diariamente, há sete bombeiros trabalhando em solo para frear o incêndio.
A queimada, que também atinge os assentamentos Margarida Alves e Palmares, bem como áreas pertencentes à produtores rurais, se aproxima da nascente do Rio São Domingos.
O local é fonte de água da cidade de Nova União. Nas extremidades da nascente, há espécies de animais em risco, inclusive onças, veados e cachorros do mato. No local, também se concentram cachoeiras. A Polícia Civil continua com os trabalhos de investigação.
Queimadas em Rondônia
O incêndio de grandes proporções em Nova União se soma aos quase oito mil focos de incêndios registrados em Rondônia na tarde desta segunda.
Conforme levantamento do banco de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado ultrapassou o Pará, alcançando o terceiro lugar das regiões que mais queimam no país.
Durante o último fim de semana, Rondônia chegou a ficar em segundo lugar no ranking estadual. Porém, Amazonas conseguiu ultrapassar o estado com 13 focos de incêndio a mais.
Fonte: G1 Rondônia
Publicada em 19 de September de 2018 às 16:48