Estudante rondoniense toma posse como Jovem Senador 2022, em Brasília

Estudante rondoniense toma posse como Jovem Senador 2022, em Brasília

O Governo de Rondônia tem incentivado os estudantes da Rede Estadual de Ensino a participarem de concursos em nível nacional, por meio de ações da por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. A prova disso é o desempenho do estudante rondoniense, Guilherme Bento Smaleski, juntamente a outros 26 participantes do programa Jovem Senador 2022, tomou posse nesta terça-feira (28) no Plenário do Senado, em Brasília.

O estudante foi o vencedor nacional, 3° colocado no concurso de redação do Senado Federal, com o tema “200 anos de independência: lições da história para a construção do amanhã”.

O jovem senador de Rondônia, acompanhado da orientadora, Ivone Fátima de Lima Aguiar, demonstrou entusiasmo com a experiência. “É muito legal e importante por nos provocar um engajamento político e conhecimento acerca da administração pública. Além disso, o projeto permite a interação com participantes de todo o país”, comenta.

“O programa Jovem Senador é de grande relevância para comunidade escolar porque proporciona aos estudantes conhecimentos e práticas legislativas gerando a eles interesse na vida pública. É de muito orgulho ter um estudante representando Rondônia no Senado Federal”, destaca a gestora da Seduc, Ana Lúcia Pacini.

Depois da posse, os jovens senadores elegeram a Mesa Diretora com presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Durante a semana, cada representante da unidade da federação participará de simulação, atuando como legisladores do País, no processo de discussão e elaboração das sugestões legislativas.

Guilherme Smaleski é estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual em tempo integral Juscelino Kubistchek de Oliveira, da Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Alta Floresta d’Oeste. Ele teve a redação selecionada entre as 27 do País.
O anúncio foi feito em maio pela comissão organizadora do certame. Rondônia teve uma participação recorde com 34 escolas inscritas.

JOVEM SENADOR
O programa Jovem Senador do Senado Federal foi criado em 2011 e dá aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro.
Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano.

Fonte: SECOM
Publicada em 29 de junho de 2022 às 08:40

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário