Estrada do Belmonte começa a desmoronar comprometendo parte da pista

Estrada do Belmonte começa a desmoronar comprometendo parte da pista

De extrema importância comercial e tributária para Rondônia e sua capital, a Estrada do Belmont vem assustando quem passa pelo local em decorrência do avanço do desbarrancamento de sua margem, que a cada dia vem ficando mais próxima da faixa da pista. Com a chegada do período chuvoso, a preocupação é de que a pista seja totalmente comprometida. Sem uma rota alternativa, a interrupção do tráfego compromete a economia de Rondônia, pois mais de 30% da arrecadação do estado passa pela Estrada do Belmonte.

  

O local é bastante utilizado para o tráfego de caminhões que buscam o acesso à hidrovia do Madeira, porém, por sua precariedade vem sendo trocado por acessos mais distantes como a região portuária da cidade de Humaitá, no Amazonas, localizada a 200 quilômetros de Porto Velho ligada pela BR-319.

Motoristas que trafegam pela estrada se mostram apreensivos ao passarem por determinador trechos, pois já sentem a vibração. Em determinado ponto, quando duas carretas se encontram, a parte em que o desmoronamento está mais avançado já fica a menos de um metro dos pneus.

A partir do mês de novembro a expectativa é de que o Rio Madeira comece a encher mais rapidamente e isso fará com que a força da água lave a base da estrada. Já comprometida, o risco de desabamento é iminente.

Os moradores do bairro Nacional estão há décadas buscando a devida pavimentação e realização dos serviços de infraestrutura na área, porém sem sucesso. Hoje, a realidade é que se nenhuma ação foi feita, parte da estrada poderá ser engolida pelo desbarrancamento. Até hoje ninguém entende porque a prefeitura e o governo do estado não investem na pavimentação da Estrada do Belmonte, uma vez que o volume de recursos gerados pelas empresas instaladas no local é infinitamente maior do que qualquer outra via pública em todo o estado de Rondônia.

 

Fonte: Diário da Amazônia
Publicada em 17 de outubro de 2019 às 15:05

 

Leia Também

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

Ao todo, 25 etnias representadas pelos estudantes indígenas de municípios se inscreveram para participar do evento

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

A intervenção cirúrgica teve duração de três horas e envolveu uma equipe multidisciplinar

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

Os candidatos devem estar atentos à publicação do Edital de Convocação, no Portal do Governo ou no Diof, nos próximos dias

Mísseis israelenses atingem o Irã, diz TV

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã

Envie seu Comentário