Participando pela primeira vez da Rondônia Rural Show, que ocorre até o fim desta semana, o estande do Ministério Público de Rondônia vem recebendo um público significativo, que além de conhecer mais sobre a instituição, também aproveita para tirar dúvidas, obter esclarecimentos e reportar demandas.
Dentre as áreas mais procuradas, os servidores e membros do MPRO destacaram a presença constante de agricultores, que trazem algumas situações como condições de estradas rurais que precisam da intervenção do órgão para serem melhoradas, visando ao escoamento da produção, bem como obtiveram esclarecimentos acerca de outros temas pertinentes e puderam conhecer o museu virtual da Instituição.
Ao longo da semana outras demandas foram acolhidas pelas equipes do MP e, posteriormente, serão encaminhadas para as Promotorias de Justiça competentes, com a finalidade de dar prosseguimento e tomar medidas cabíveis.
O estande também recebeu visitas de grupos de estudantes do ensino fundamental, que receberam informações sobre como atua o Ministério Público e destaque para solução de problemas com a atuação pontual e positiva da instituição.
Como a estrutura do estado se faz presente na Rondônia Rural Show, a participação do Ministério Público em eventos institucionais é constante, com destaque para cerimônia de abertura, sessões da Assembleia Legislativo, eventos setoriais, recepção e visitas a várias autoridades, dentre elas Governador, Presidência do Tribunal de Justiça, parlamentares e prefeitos do interior, que tem procurado, inclusive, informações sobre o projeto MP Itinerante, com agenda a ser realizada em junho, no Vale do Jamari.
Para o Coordenador do Centro de Apoio Unificado (CAOP UNI), Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, a experiência tem promovido um contato mais direto com a sociedade, com a intenção de divulgar o leque de trabalho no qual o MPRO atua e, com base nessa conversa inicial, os visitantes da feira possam saber onde o MP está e como podem fazer para encaminhar reclamações sobre temas que os afligem individual ou coletivamente.
“Estamos felizes com esse contato, com essa aproximação. Aqui temos pessoas do estado todo e gente de outros lugares, até estrangeiros, que num passeio pelo parque vão absorvendo informações e conhecimentos e nós estamos aqui para auxiliar”, concluiu o Procurador de Justiça.
O Chefe de Gabinete da PGJ, Promotor de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, pontuou que, nesta primeira experiência, foi relevante o diálogo com todos os setores estabelecido no evento, que serve como um termômetro para as ações futuras da instituição. "Em conversas também com os visitantes em geral, recebemos elogios da nossa participação, o que fomenta a nossa disposição em continuar fazendo parte da maior feira de negócios de Rondônia", acrescentou.
Nesta quinta-feira (23/5) uma das visitas ao estande do MP foi de um grupo crianças e adolescentes que integram a Polícia Militar Mirim de Ji-Paraná.
Outra agenda do dia foi uma reunião da Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro com o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social e Família (SEMASF), Mirian Madalon, e com procuradores do município e conselheiros tutelares. O tema central da conversa foi o ajuste da jornada de trabalho dos conselheiros tutelares à lei municipal e compensação pelo sobreaviso que eles fazem.
Fonte: MP/RO
Publicada em 23 de May de 2024 às 16:14