Em ata, Copom volta a indicar possível elevação da taxa Selic em 2021

Em ata, Copom volta a indicar possível elevação da taxa Selic em 2021

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) indicou, nesta terça-feira (15/12), que pode voltar a subir a taxa básica de juros no futuro. Hoje, a Selic está em 2% ao ano, o menor patamar da história.

A informação consta na ata da última reunião do Copom, realizada na semana passada. O documento foi divulgado nesta manhã pelo BC, que aponta ainda para uma incerteza no ritmo de crescimento da economia.

O Banco Central ressaltou que as condições para manutenção do “forward guidance“, mecanismo que impede aumento do juro básico, podem não ser mais atendidas em breve, o que indica possível elevação da taxa Selic.

No entanto, adicionou que, “embora haja a possibilidade de o forward guidance ser retirado em breve, isso não implicaria mecanicamente aumento de juros”.

Boletim Focus divulgado nessa segunda-feira (14/12) prevê que a taxa Selic deverá fechar 2021 em 3% ao ano, aumento de 1 ponto percentual em relação ao patamar atual. Em 2022, pode subir para 4,5% ao ano.

O Copom avaliou também que perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é “essencial para permitir a recuperação sustentável da economia”.

“O Comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia”, informou.

Disse também que a retomada da economia pode ser gradual, mas enfatizou que os resultados promissores nos testes das vacinas contra a Covid-19 tendem a trazer melhora da confiança da atividade no médio prazo.

“A pouca previsibilidade associada à evolução da pandemia e ao necessário ajuste dos gastos públicos a partir de 2021 aumenta a incerteza sobre a continuidade da retomada da atividade econômica”, informou o Copom.

Fonte: METRÓPOLES
Publicada em 15 de dezembro de 2020 às 09:47

 

Leia Também

Decreto orienta retorno total de estudantes às aulas presenciais em Rondônia

Protocolos sanitários devem ser mantidos

Unidades de saúde do município voltam a vacinar contra a covid-19 na sexta-feira

Contingente dos que receberam uma ou nenhuma dose de imunizante preocupa para as festas de fim de ano

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial

Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

MP expede recomendação ao Governo do Estado para que não sancione e vete Projeto de Lei que altera o Zoneamento 

A recomendação considera contrariedades e inconsistências verificadas no Projeto de Lei Complementar, submetido ao Poder Executivo Estadual em 07 de outubro.

Envie seu Comentário