Rondônia apareceu de forma negativo no último levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações. O Estado, dentre todas as unidades da federação da Região Amazônica, só perde para o Mato Grosso e Pará, quando o assunto é desmatamento.
O Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) apontou que entre agosto de 2017 e julho de 2018, o sistema registrou aumento de 13,7% no desmatamento do bioma amazônico, em relação ao período anterior. O Estado contribuiu com 16,7% do desmatamento, segundo o levantamento do Prodes.
De acordo com a Polícia Federal, o desmatamento ilegal muitas vezes está associado a outros crimes, como lavagem de dinheiro, tráfico de armas, drogas e animais e trabalho escravo. É um dado importante e relevante, porque o Estado ainda vive diariamente as denúncias de mortes no campo pela disputa de terras, ou derrubada ilegal de árvores em áreas de preservação.
Fonte: Via Rondônia
Publicada em 06 de December de 2018 às 11:45