Na terça-feira (25), os deputados acrescentaram uma emenda coletiva ao projeto de autoria do Poder Executivo, que extingue a Estação Ecológica Soldado da Borracha, localizada nos municípios de Porto Velho e Cujubim. A emenda coletiva pede a extinção de mais 10 reservas ambientais criadas, através de decreto pelo governo de Rondônia.
Em março deste ano, o governo estadual publicou 11 decretos no Diário Oficial regulamentando a criação de 11 parques e reservas ecológicas de várias categorias, totalizando uma área de 600 mil hectares em vários municípios rondonienses.
Durante a votação na última terça-feira, os deputados consideraram a situação de mais de 700 famílias que vivem na área da Reserva Ecológica Soldado da Borracha, com posse de títulos emitidos pelo Incra e mais cerca de 400 famílias que trabalham com plano de manejo.
No entanto, os parlamentares decidiram acrescentar a emenda coletiva pedindo a extinção das outras 10 unidades de conservação.
São elas, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Serra Grande, localizada em Costa Marques; Reserva Limoeiro, em São Francisco do Guaporé; Área de Proteção Ambiental do Rio Pardo, em Porto Velho; Floresta Estadual do Rio Pardo, em Porto Velho; Estação Ecológica Umirizal, em Porto Velho; Reserva de Fauna Pau D’Óleo, em São Francisco do Guaporé; Parque Estadual Abaitará, em Pimenta Bueno; Parque Estadual Ilha das Flores, em Alta Floresta D’Oeste; Reserva Rio Machado, em Porto Velho e Reserva Bom Jardim, em Porto Velho.
O projeto, com a emenda coletiva será encaminhado para apreciação do Poder Executivo.
Fonte: DECOM ALE/RO
Publicada em 27 de September de 2018 às 18:18