Deputado Lucio Mosquini garante mutirão de cirurgias de catarata na região de Jaru com mais de 2,6 milhões

Deputado Lucio Mosquini garante mutirão de cirurgias de catarata na região de Jaru com mais de 2,6 milhões

As cirurgias oftalmológicas de cataratas em Jaru serão retomadas. O Deputado Federal Lucio Mosquini assegurou a liberação de mais de R$ 2,6 milhões em emenda parlamentar para a realização do mutirão de cirurgias de cataratas.

Os municípios que serão contemplados são: Alvorada d'Oeste, Presidente Medice, São Miguel do Guaporé, Vale do Paraíso, Ouro Preto, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Urupá, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Theobroma, Machadinho do Oeste e Jaru.

O recurso já está disponível para o Governo do Estado, o objetivo é atender a todos os pacientes que esperam por esse procedimento.

O mutirão estava previsto para acontecer no ano passado porém por causa da pandemia acabou sendo adiado.

As ações começarão a partir do próximo dia 06 de julho. 

As cirurgias serão realizadas por uma equipe de médicos cirurgiões oftalmologistas contratados pelo governo de Rondônia.

Os atendimentos cirúrgicos serão realizados para os pacientes devidamente cadastrados de Jaru e cidades circunvizinhas.

Mosquini explicou que a estimativa é realizar cerca de duas mil cirurgias de cataratas, 330 cirurgias de pterígio, 1350 consultas e 18 mil exames oftalmológicos.

O prefeito João Gonçalves Junior através da secretaria de saúde está trabalhando em sincronia com a SESAU, em uma ação conjunta.

A catarata é uma anormalidade que atinge os olhos, deixando a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada dificultando tarefas como ler ou dirigir um carro e em muitos casos leva a cegueira completa.

Mosquini explicou que atualmente existem uma demanda muito grande de pessoas esperando na fila, aguardando pela oportunidade de fazer a cirurgia de catarata.

“Nessa região central do Estado, existem milhares de pessoas esperando por uma cirurgia dessa, e enquanto esperam, a visão vai acabando, diminuindo a capacidade de locomoção, gerando diversos problemas, inclusive familiar”, disse Mosquini. 

O Congressista agradeceu ao governador Coronel Marcos Rocha e ao secretário de Saúde Dr. Fernando Máximo pelo apoio nessa importante ação.

“Nossa luta é para trazer saúde, melhorias e mais dignidade ao nosso povo de Rondônia”, finalizou o Deputado.

Fonte: Assessoria
Publicada em 03 de julho de 2021 às 08:13

 

Leia Também

13 municípios e quase mil famílias da agricultura familiar serão atendidos com indicação parlamentar do deputado Jair Montes

Parlamentar defende a necessidade de manter a agricultura familiar fortalecida

Presidente Alex Redano celebra a liberação de R$ 1 milhão para recuperação de estradas em Vale do Anari

Previsão é de que cerca de 100 quilômetros de vicinais no município sejam recuperados, com recursos destinados pelo Governo

Na Câmara Municipal, prefeito destaca harmonia entre os poderes e chama pessoas com menos de 30 anos para vacinar

Imunização dos jovens e a ameaça da variante Delta foram citados na sessão

Jhonny Paixão pede extensão do projeto

Na solicitação, o parlamentar cita que o público-alvo desses municípios, ou boa parte dessas famílias já estão cadastradas no CadÚnico, e na base de dados do Sistema Prato Fácil

Envie seu Comentário