Coreia do Sul declara estado de catástrofe por causa de incêndio florestal

Coreia do Sul declara estado de catástrofe por causa de incêndio florestal

Um incêndio florestal na Coreia do Sul deixou uma pessoa morta e onze feridas perto da fronteira norte-coreana, afirmaram as autoridades nesta sexta-feira (5). O governo decretou estado de catástrofe natural, algo incomum no país, após a mobilização de quase 10 mil bombeiros.

O incêndio começou na quinta-feira à noite em uma estrada de Goseong, nordeste do país, a apenas 45 quilômetros da Zona Desmilitarizada (DMZ) que divide a península coreana. Cerca de 4 mil pessoas precisaram ser resgatadas.

Impulsionado pelos fortes ventos, o incêndio se alastrou rapidamente pela região montanhosa, onde 400 casas e 500 hectares foram reduzidos a cinzas, segundo o governo.

Veículos queimados por incêndio florestal em Sokcho, na Coreia do Sul — Foto: Yonhap/AFP

Veículos queimados por incêndio florestal em Sokcho, na Coreia do Sul — Foto: Yonhap/AFP

Quase 10.000 bombeiros, auxiliados por 870 caminhões, foram mobilizados. O exército enviou 32 helicópteros e 16.500 militares.

O governo declarou estado de catástrofe natural para permitir a liberação de ajuda de emergência e proibir o acesso às zonas de maior perigo.

"Felizmente, o principal foco está sob controle", afirmou o governador da província, Choi Moon-soon, antes de citar outros incêndios na região.

Bombeiros apagam resquícios de fogo em Donghae, área da Coreia do Sul atingida por incêndio florestal nesta quinta-feira (4) — Foto: Yonhap/AFP

Bombeiros apagam resquícios de fogo em Donghae, área da Coreia do Sul atingida por incêndio florestal nesta quinta-feira (4) — Foto: Yonhap/AFP

Esta é a primeira vez desde 2007 que Seul declara estado de catástrofe natural. Naquela ocasião a medida foi motivada pelo vazamento de petróleo no mar.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, pediu às autoridades que entrem em contato com a Coreia do Norte caso o incêndio avance para o território do país vizinho.

Fonte: G1
Publicada em 05 de April de 2019 às 17:40

 

Leia Também

MPRO participa de evento do GAEPE-RO voltado à assinatura de compromisso pela Educação em Rondônia por candidatos a prefeitos

Candidatos ao Executivo Municipal assinaram a “Carta de Compromisso pela Educação em Rondônia”, em reunião realizada nesta terça-feira (24/9), pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (GAEPE-RO).

PRO realiza Projeto “Instruir para Proteger” para qualificar Conselheiros Tutelares

Entre diversas temáticas, serão abordadas a “entrega voluntária”, a “mudança de guarda fática” e o “acolhimento funcional”

Cremero divulga plantão de apoio para prerrogativas médicas

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) implantou no último fim de semana o "Plantão Prerrogativas Médicas" para acompanhar os médicos durante a rotina de expediente dos mesmos quando são abordados por entidades fiscalizadoras.

Quase 58 mil pessoas vacinadas contra a Covid e gripe de sexta a domingo

Mais de 23.400 pessoas foram vacinadas com o reforço sazonal contra a Covid-19 e 34.140 pessoas contra a gripe entre a passada sexta-feira e domingo, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Envie seu Comentário