Confúcio Moura apresenta projeto com o intuito de harmonizar o desenvolvimento urbano e a proteção ao meio ambiente

Confúcio Moura apresenta projeto com o intuito de harmonizar o desenvolvimento urbano e a proteção ao meio ambiente

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresentou esta semana à Mesa diretora do Senado Federal o Projeto de Lei n° 3570, de 2024, com o objetivo de harmonizar a prestação de serviços públicos voltados para d desenvolvimento urbano e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras.

De acordo com o parlamentar, a ocupação irregular do solo urbano é responsável por inúmeros problemas vivenciados pelos moradores das principais cidades brasileiras, entre eles, a poluição de recursos hídricos, propagação de doenças respiratórias e infectocontagiosas, congestionamentos de trânsito e aumento dos custos de urbanização, dentre outros.

Para o senador, além de comprometerem o ordenamento territorial do município, esses assentamentos provocam grave degradação ambiental, contribuem para a erosões e o assoreamento dos rios. 

Em muitos casos, caracterizam-se como áreas de risco, sujeitas a desmoronamentos e alagamentos, que têm como vítima principal a população de baixa renda.

Os assentamentos irregulares segundo o parlamentar, levam-se a ligações clandestinas de água e energia elétrica, mais conhecidas como “gatos”. “Em muitos casos, essas ligações são realizadas por organizações criminosas, que furtam água e energia elétrica no “atacado”, para vendê-las no “varejo” aos moradores. 

Posteriormente, as concessionárias oficializam essas ligações e passam a cobrar tarifas”, explicou.

A atuação das concessionárias de serviços públicos em assentamentos irregulares, ainda segundo Confúcio Moura, ocorre à revelia das políticas urbana e ambiental dos estados e municípios e contribui para a consolidação de assentamentos em áreas de risco e de proteção ambiental. 

“A provisão de infraestrutura tem efeito indutor sobre a ocupação do território, estimulando a ocupação dos espaços e atendendo à demanda de novos loteamentos”, disse.

O senador argumenta que a expansão das redes de distribuição de água e energia elétrica a um loteamento clandestino não apenas consolida a sua ocupação, mas estimula novos loteamentos, na medida em que cria a expectativa de atendimento dos futuros empreendimento. “Uma vez oficializadas as ligações, o assentamento tende a se expandir, mediante a implantação de novas ligações clandestinas”, explicou.

Ao finalizar, Confúcio Moura ressalta que a infraestrutura urbana é um poderoso instrumento de ordenamento territorial. “As medidas propostas permitirão harmonizar sua provisão com as políticas de desenvolvimento urbano e de proteção do meio ambiente, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras”, pontuou.

Fonte: Assessoria
Publicada em 20 de September de 2024 às 10:17

 

Leia Também

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

"É fundamental unirmos forças entre os poderes para que obras como essa saiam do papel e beneficiem diretamente nossos moradores,"

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil em emendas para aquisição de Implanon em três municípios

Municípios de Cabixi, Monte Negro e São Francisco foram contemplados com aquisição de método contraceptivo de longa duração

Emenda de R$ 430 mil destinada pela Dra. Taíssa  fortalece a produção de cacau em Buritis

Com esta emenda, a associação terá condições de expandir sua atuação, atendendo não apenas os produtores de Buritis, mas também das comunidades no entorno, fomentando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para o fortalecimento da economia rural em Rondônia

Assembleia Legislativa realiza inédito “Natal de Portas Abertas” com atrações culturais e projeção em 3D

Iniciativa visa aproximar a população do Poder Legislativo

Envie seu Comentário