
A cidade de Ouro Preto do Oeste tem dois casos de pacientes com suspeita de estarem infectadas pela gripe influenza A/H1N1, vírus, que conhecida por gripe suína, que circula livremente pelo país. Os pacientes seria uma criança e uma idosa.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) não confirmou os casos de suspeita. No caso da paciente idosa que está internada em um hospital particular da cidade foi colhido material para exame ontem e houve uma segunda coleta na manhã desta quarta-feira, e um veículo da SEMSAU se deslocou para o Laboratório Central de (LACEN) em Porto Velho para ser analisado.
Quanto a criança que está com suspeita de portar o vírus, a reportagem apurou que houve uma solicitação, por parte de uma médica de outro hospital particular, do medicamento antigripal Tamiu (Oseltamivir phosphate) para tratar a Inuenza A/H1N1 que só é fornecido pelos hospitais públicos regionais
O Tamiu, é um medicamento que não é vendido em farmácias, só é fornecido pelos hospitais da rede pública de saúde, e é indicado em casos graves de H1N1 como os que envolve doentes crônicos, gestantes, idosos e crianças.
Fonte: Correio Central
Publicada em 10 de April de 2019 às 15:56