Conetur destaca apoio da Prefeitura para alavancar o Porto Velho Sport Fishing

Conetur destaca apoio da Prefeitura para alavancar o Porto Velho Sport Fishing

“A parceria da Prefeitura da capital foi fundamental para consolidar o projeto Porto Velho Sport Fishing neste primeiro ano de sua instalação”, afirmou o empresário Claudio Hikague, idealizador do projeto, na manhã desta quarta-feira (12/12), na Fecomércio, durante reunião com os membros do Conselho Empresarial de Turismo (Conetur) para prestar contas das ações executadas ao longo deste ano e apresentar as metas para o ano de 2019.

O balanço foi apresentado por Cláudio, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Bebidas (Sidiber) e membro da Conetur, e pelo vice-presidente da Fecomércio, Gladstone Frota.

Cláudio citou as atividades efetuadas com apoio do Município, entre elas, a divulgação intensa do projeto na mídia, patrocínio nas redes sociais, criação da página para promoção do Porto Velho Sport Fishing (http://pescapvh.com/), campanha educativa nas escolas do distrito de Jaci Paraná e mutirão de limpeza nessa localidade. Jaci é um dos principais polos de pesca esportiva de Porto Velho.

O mutirão, inclusive, foi elogiado pelas representantes das instituições que compõem o Conetur. “Esse trabalho deixou a cidade mais limpa e bonita, pois foi feito um serviço de limpeza profundo. Os moradores também estão mais conscientes em relação ao descarte do lixo”, declarou Cláudio. O resultado foi tão positivo que o município do Candeias já acenou para que o Conetur encampe uma ação desse porte naquela cidade.

O idealizador do projeto enfatizou ainda a realização dos cursos de capacitação de “Condutor de Pesca”, “Cozinheiro” e “Atendimento”, que contemplaram, no total, 80 pessoas. A formação foi realizada pelo Senac, como o apoio da Prefeitura.

Plano - desenvolvimento

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Município, Armando Moreira, que representou o prefeito Hildon Chaves na reunião, esclareceu que a Prefeitura está trabalhando para criar o Plano de Desenvolvimento do Turismo da capital. Com o planejamento, segundo ele, a liberação de recursos por parte do Ministério do Turismo se tornará mais ágil.

O subsecretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur),

Euzebio Lopes, declarou que o prefeito Hildon Chaves vai continuar incentivando o projeto com o intuito de gerar emprego e renda para a população de Porto Velho. De acordo com ele, já está havendo reações positivas nessa área, especialmente na rede hoteleira dos distritos.

Porto

Cláudio destacou ainda a liberação pelo Governo do Estado de uma rampa de embarque e desembarque no Porto Organizado de Porto Velho para ser usada pelos pescadores, garantindo, assim, mais segurança aos turistas da pesca esportiva. O apoio por parte da administração do aeroporto internacional Jorge Texeira, que autorizou a instalação de um banner sobre o projeto na sala de desembarque também foi lembrado pelos participantes da reunião.

Ampliação - projeto

Em 2019 o projeto será incrementado e ampliado pelo Conetur. Os cursos de capacitação serão estendidos aos pescadores de Jaci Paraná e Candeias do Jamari. O Senac também dará consultoria nas cozinhas dos restaurantes desse município e do distrito porto-velhense. O Conselho buscará ainda a liberação para a pesca esportiva na reserva de Samuel e realizará campanha educativa “Não a Pesca Predatória” e “Coleta Seletiva de Resíduos” no município do Candeias.

Parceiros

Participaram ainda da reunião, representante das empresas e instituições parceiras: Sicoob Porto Credi, Renato Doretto; da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) Jander Moro; do Sebrae, Dayan Saldanha; da Semdestur, Mariluce Gonçalves; da Fecomércio, Cileide Macedo e Osvino Jurazek e do Senac Hilton Gomes e Hedviges da Silva.

Fonte: Comdecom
Publicada em 13 de December de 2018 às 10:07

 

Leia Também

Expojipa 2024 entrega motos do Show de Prêmios Caixa de entrada

Das sete motos, três foram contempladas para dois ganhadores

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Prisão só pode ocorrer em caso de flagrante delito

Sistema Faperon destaca os benefícios da nova Lei Geral do Turismo para produtores rurais e o setor agropecuário

A sanção da nova Lei Geral do Turismo (Lei nº14.978, de 2024), assinada nesta quarta-feira (18) pelo presidente da república, foi celebrada pelo Sistema Faperon/Senar como um marco importante para o fortalecimento do setor rural e para a ampliação das oportunidades de produtores e agricultores familiares no mercado de turismo.

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

Envie seu Comentário