Comissão de Fiscalização apura falhas no monitoramento de presos

Comissão de Fiscalização apura falhas no monitoramento de presos

A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), se reuniu na manhã desta terça-feira (03), no plenarinho 01 da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Cabo Jhony Paixão (PRB) e com as presenças dos deputados Dr. Neidson (PMN) e Luizinho Goebel (PV). Na pauta, a principal discussão foi a denúncia de falhas nas tornozeleiras eletrônicas, implantadas em apenados do sistema prisional.

O presidente da CFC relatou que a empresa de monitoramento contratada não estaria realizando o serviço a contento, segundo relatos de responsáveis pelo acompanhamento dos apenados com as tornozeleiras nas unidades de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Nova Brasilândia, Ji-Paraná, Jaru, Cerejeiras, Ouro Preto do Oeste, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, São Francisco e São Miguel do Guaporé.

Detran

Uma outra questão discutida envolve a diretora adjunta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Benedita Aparecida. A Comissão foi informada pelo Ministério Público que a denúncia de que familiares da adjunta seriam donos de empresas que prestam serviços ao Detran serão apuradas na 5ª Promotoria de Porto Velho.

"É um número muito grande de municípios e de apenados, que segundo denúncia, não estariam sendo devidamente monitorados, por falhas no sistema da empresa contratada. São mais de 2.500 presos nessa situação que, conforme a denúncia, podem praticar qualquer tipo de crime que não serão alertados pelo monitoramento, o que muito nos preocupa", relatou Cabo Jhony.

Para o parlamentar, "se temos essa falha preocupante na segurança, cabe ainda uma observação: o Estado está pagando a empresa, mesmo ela não prestando a contrapartida no serviço? Não podemos aceitar que o Governo pague por uma coisa que, efetivamente, não esteja sendo feita", alertou.

A Comissão aprovou o pedido do seu presidente para que encaminhe à Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), um pedido para que o contrato com a empresa de monitoramento, seja destinado à CFC, para as devidas apurações.

Fonte: Decom-ALE-RO
Publicada em 03 de September de 2019 às 17:16

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário