Começam a surgir os primeiros focos de queimadas em Rondônia

Começam a surgir os primeiros focos de queimadas em Rondônia

O período de estiagem ainda nem começou em Rondônia e os focos de queimadas já começam a surgir. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) dois focos já foram registrados por satélite. Os dois focos foram registrados na região da cidade de São Miguel, na região do Vale do Guaporé. 


Segundo dados do INPE, Rondônia faz parte dos seis estados que registraram os maiores índices de queimadas no ano passado, com 5.966 focos registrados por satélite, o que representa quase 9% de todos os focos do País no mesmo período. A Defesa Civil do Estado sempre enfrenta problemas neste período. 


A maioria dos incêndios são criminosos e a prática representa não apenas danos ao meio ambiente, mas também à saúde do homem, principalmente problemas respiratórios. Ar seco e baixa umidade do ar e mato seco são verdadeiros combustíveis para as queimadas, segundo a Defesa Civil. 


Na semana passada, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles decretou emergência ambiental em Rondônia entre os meses de abril e novembro deste ano, através de Portaria publicada no Diário Oficial da União, e autorizou o Ibama a contratar 30 brigadistas do fogo pelo período de se meses.

Fonte: via Rondonia
Publicada em 18 de April de 2019 às 09:22

 

Leia Também

MPF recomenda ao Dnit que adote providências urgentes sobre o tráfego na ponte sobre o rio Candeias

Na recomendação, o MPF alerta que há a necessidade de minimizar os riscos e garantir a segurança da população enquanto são realizadas as intervenções necessárias.

Faltam 10 dias para abertura das inscrições da CNH Social; governo de RO vai oferecer 1.500 vagas em todo o estado

Inscrições ficarão abertas de 30 de maio a 30 de junho, exclusivamente pela internet, no site oficial do Detran-RO

Sistema online de declaração de rebanhos já registra 38% de adesão; atualização obrigatória encerra dia 31 de maio

Além de concentrar os dados agropecuários, por meio de inteligência analítica e registro referente aos processos de produção agrícola,

Feira da Mulher Empreendedora movimenta Elero em Porto Velho com foco na valorização feminina

Evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio e destaca o protagonismo das mulheres no empreendedorismo, com apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Envie seu Comentário