Cláudia de Jesus busca recursos para promover biodigestores nas propriedades rurais

Cláudia de Jesus busca recursos para promover biodigestores nas propriedades rurais

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) está empenhada em impulsionar o uso de biodigestores nas propriedades rurais de Rondônia. Ela solicitou ao Governador do Estado um aporte de R$ 350 mil para adquirir esses dispositivos, que têm o potencial de transformar a forma como as famílias rurais produzem energia e fertilizantes.

 

A iniciativa será conduzida pela Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) em seus 19 escritórios na região central do estado. O biodigestor, uma tecnologia de baixo custo, foi destacado durante a última Rondônia Rural Show Internacional. Ele é capaz de gerar energia, processar resíduos e contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

 

A deputada Cláudia de Jesus enfatiza os benefícios desse projeto. "Os ganhos são significativos, com economia para as famílias, que não terão mais despesas com gás de cozinha. Além disso, a implementação desses equipamentos promete trazer energia limpa e fertilizantes naturais, enquanto contribui para a preservação ambiental", destacou a parlamentar.

 

Com um investimento de cerca de R$ 5 mil, os produtores rurais poderão instalar biodigestores em suas propriedades. Esses biodigestores têm a capacidade de gerar biogás equivalente a 1,8 botijões de gás de cozinha por mês, além de produzir aproximadamente 200 kg de biofertilizante.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 17 de October de 2023 às 17:52

 

Leia Também

Vereador Adalto fiscaliza recuperação de estradas e cobra melhorias no transporte escolar em União Bandeirantes

Parlamentar visitou a Linha Novinha, Linha 29 e Associação para ouvir famílias e reforçar a necessidade de acesso digno à educação para crianças da zona rural

Deputado Laerte Gomes participa da cerimônia de inauguração da 44ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná

Evento anual destaca as conquistas agrícolas da região e fomenta o debate sobre inovação e práticas sustentáveis

Cirone Deiró diz que pavimentação da Estrada do Calcário atende setor produtivo

Obras de pavimentação asfáltica da rodovia estão sendo executadas pelo DER

Ezequiel Neiva enaltece melhorias na Escola Boa Esperança para ensino na zona rural de Alta Floresta D’Oeste

Unidade educacional recebeu investimentos e se transforma em referência na educação rural

Envie seu Comentário