Os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) podem comparecer às unidades de saúde, da zona rural ou urbana, para realizar o acompanhamento nutricional, pré-natal e atualização do cartão de vacinação. As atividades iniciaram dia 19 de fevereiro e o prazo segue até o dia 30 de junho. Em Porto Velho, mais de 63 mil famílias recebem o auxílio.
A Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) alerta aos beneficiários que não deixem para última hora e procurem a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para fazer o acompanhamento. A coordenadora do Programa Bolsa Família da Semusa, Neiva Santos, explica a importância de realizar o acompanhamento dentro do prazo.
“Para continuar recebendo o benefício é necessário cumprir alguns critérios. Eles incluem a atualização da caderneta de vacina e acompanhamento nutricional de crianças, mulheres e gestantes e ainda realização de consultas de pré-natal. Além da permanência de crianças e jovens na escola. É importante ressaltar que o acompanhamento deve ser feito dentro do prazo para evitar o bloqueio do benefício”, destaca a coordenadora.
Na capital, o acompanhamento é feito pelos agentes comunitários de saúde (ACS), com foco no cumprimento das condições básicas de nutrição das crianças, prevenção de doenças e acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e gestação saudável.
“Cada unidade de saúde possui sua área de cobertura e sua estratégia de atuação. Por isso, o recomendado é que a população procure a unidade mais próxima de sua casa e se informe sobre os dias e horários de pesagem do PSF”, finaliza Neiva.
Para receber o atendimento em saúde, os beneficiários devem comparecer a uma unidade de saúde portando o cartão do SUS, cartão do Bolsa Família, caderneta de vacinação e cartão da gestante.
Fonte: Secom - Porto Velho
Publicada em 23 de April de 2024 às 14:40