Ataque russo deixa milhares de pessoas sem energia elétrica na Ucrânia

Ataque russo deixa milhares de pessoas sem energia elétrica na Ucrânia

Centenas de milhares de pessoas ficaram, nesta quinta-feira (28), sem eletricidade no oeste da Ucrânia, a centenas de quilômetros da linha da frente do conflito, após um ataque aéreo russo contra instalações de distribuição de energia do país.

As autoridades regionais de Rivne afirmaram que 280 mil pessoas estavam sem eletricidade e com cortes na rede de água.

Na região vizinha de Volyn, 215 mil habitantes ficaram sem acesso a energia elétrica, de acordo com as autoridades locais.

A Rússia lançou, na madrugada de hoje, um ataque de grande envergadura com mísseis e drones contra a Ucrânia, no momento em que aumenta o receio sobre as intenções de Moscou de devastar a capacidade de produção de energia do país antes do inverno.

"Estão ocorrendo ataques a instalações de energia em toda a Ucrânia", afirmou o ministro da Energia, Herman Halushchenko, em publicação nas redes sociais.

Foram registradas explosões em Kiev, Kharkiv, Rivne, Khmelnytskyi, Lutsk e em muitas outras cidades do centro e oeste da Ucrânia.

O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andri Yermak, afirmou que a Rússia tinha armazenado mísseis para atacar as instalações ucranianas e travar uma guerra contra os civis durante os meses mais frios do ano.

"Foram ajudados por aliados loucos, incluindo a Coreia do Norte", escreveu Yermak nas redes sociais.

De acordo com as autoridades, as infraestruturas de produção e distribuição de energia da região de Lviv, no oeste da Ucrânia, foram atingidas durante o ataque.

O presidente da Câmara da cidade de Kharkov, no nordeste do país, Igor Terekhov, informou que a cidade foi atingida por vários mísseis na madrugada de hoje.

Os alertas antiaéreos ucranianos também foram ativados na capital, Kiev, e o Exército russo atingiu infraestruturas na região de Sumi, no nordeste do país.

Fonte: Agência Brasil
Publicada em 28 de November de 2024 às 10:32

 

Leia Também

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo

Transição incerta começa após queda da ditadura na Síria

O premiê do regime deposto, Mohammed Jalali, aceitou transferir o controle da administração para o chamado Governo de Salvação

Fortes explosões são sentidas em Damasco após bombardeios israelenses

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido e ampla rede de informantes na Síria, afirmou que Israel intensificou bombardeios visando instalações militares estratégicas, buscando impedir que elas caiam nas mãos de grupos rebeldes.

Seminário reflete resultados positivos da implementação do “Programa de Integridade: MP” em Rondônia

A atividade aconteceu na modalidade híbrida, sendo presencial no auditório do edifício-sede da Instituição em Porto Velho, e remoto com transmissão pela plataforma Microsoft Teams e Youtube.

Envie seu Comentário