Após solicitação de Cláudia de Jesus, governo vai contratar bombeiro civil para combater incêndios

Após solicitação de Cláudia de Jesus, governo vai contratar bombeiro civil para combater incêndios

Edital oferece 126 vagas para profissionais certificados em combater incêndios florestais.

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) foi atendida em mais uma solicitação que fez ao governo de Rondônia, com objetivo de ampliar e melhorar políticas públicas. A parlamentar havia apresentado uma indicação à Assembleia Legislativa de Rondônia solicitando ao Poder Executivo a contratação emergencial de bombeiros civis para combater incêndios florestais e queimadas em áreas agrícolas e urbanas em todo o estado. A deputada disse que era necessário priorizar bombeiros civis já formados e qualificados para essa função.

Na última sexta-feira, 27, foi publicado pelo governo o Edital (nº 1/2024/CBM-COBCMD), por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), que abre 126 vagas para a contratação de brigadistas temporários por meio de Processo Seletivo Simplificado. Um dos requisitos para fazer parte da seletiva é possuir certificado de curso de Bombeiro Civil ou certificado de Brigadista de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

"Fiquei agradecida ao governo por nos atender de maneira rápida, considerando que Rondônia atravessa um momento difícil e de emergência, onde os incêndios florestais estão tomando conta das cidades e colocando em risco a saúde de adultos, crianças e idosos. Sem falar dos impactos e danos para a natureza, os animais e as populações da floresta", falou Cláudia.

Os brigadistas e bombeiros civis vão atuar em diferentes municípios do estado, como Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, entre outros. O processo seletivo será composto por análise curricular, teste de aptidão física e avaliação de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, seguindo um cronograma estabelecido no edital, com início imediato das atividades dos brigadistas, dada a situação emergencial do estado.

"É importante dizer que fizemos essa solicitação atendendo pedido dos brigadistas e bombeiros que querem ajudar o estado na missão de defender a sociedade e foi um reivindicação também da população", disse a deputada.

Por Francisco Costa - Assessoria parlamentar

LEIA AQUI A INDICAÇÃO PARLAMENTAR.


LEIA AQUI O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO.

Fonte: Assessoria
Publicada em 30 de September de 2024 às 09:18

 

Leia Também

Nota de Esclarecimento: Secom/RO emite nota após publicação sobre suposta corrupção

A Secretaria de Comunicação reafirma seu compromisso com a transparência e está à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais

Aposta de Rondônia acerta os cinco números na Mega-Sena e leva R$ 44 mil

Outras 94 apostas também acertaram os cinco números e irão receber a bolada

Lula critica redução de apoio ao desenvolvimento de países mais pobres

Segundo Lula, em 2024, a Assistência Oficial ao Desenvolvimento (AOD) caiu 7%, enquanto as despesas militares cresceram 9,4% no mundo

Trump quer se livrar do Tesla que comprou de Elon Musk, diz Casa Branca

O presidente comprou o veículo para demonstrar apoio ao dono da Tesla

Envie seu Comentário