Após solicitação de Cláudia de Jesus, governo vai contratar bombeiro civil para combater incêndios

Após solicitação de Cláudia de Jesus, governo vai contratar bombeiro civil para combater incêndios

Edital oferece 126 vagas para profissionais certificados em combater incêndios florestais.

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) foi atendida em mais uma solicitação que fez ao governo de Rondônia, com objetivo de ampliar e melhorar políticas públicas. A parlamentar havia apresentado uma indicação à Assembleia Legislativa de Rondônia solicitando ao Poder Executivo a contratação emergencial de bombeiros civis para combater incêndios florestais e queimadas em áreas agrícolas e urbanas em todo o estado. A deputada disse que era necessário priorizar bombeiros civis já formados e qualificados para essa função.

Na última sexta-feira, 27, foi publicado pelo governo o Edital (nº 1/2024/CBM-COBCMD), por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), que abre 126 vagas para a contratação de brigadistas temporários por meio de Processo Seletivo Simplificado. Um dos requisitos para fazer parte da seletiva é possuir certificado de curso de Bombeiro Civil ou certificado de Brigadista de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

"Fiquei agradecida ao governo por nos atender de maneira rápida, considerando que Rondônia atravessa um momento difícil e de emergência, onde os incêndios florestais estão tomando conta das cidades e colocando em risco a saúde de adultos, crianças e idosos. Sem falar dos impactos e danos para a natureza, os animais e as populações da floresta", falou Cláudia.

Os brigadistas e bombeiros civis vão atuar em diferentes municípios do estado, como Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, entre outros. O processo seletivo será composto por análise curricular, teste de aptidão física e avaliação de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, seguindo um cronograma estabelecido no edital, com início imediato das atividades dos brigadistas, dada a situação emergencial do estado.

"É importante dizer que fizemos essa solicitação atendendo pedido dos brigadistas e bombeiros que querem ajudar o estado na missão de defender a sociedade e foi um reivindicação também da população", disse a deputada.

Por Francisco Costa - Assessoria parlamentar

LEIA AQUI A INDICAÇÃO PARLAMENTAR.


LEIA AQUI O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO.

Fonte: Assessoria
Publicada em 30 de September de 2024 às 09:18

 

Leia Também

COMPROMETIMENTO: Bruno Eduardo assume protagonismo da TV em Rondônia

Apresentador iniciou sua carreira jornalística com uma visão clara: informar com responsabilidade e aproximar a comunidade das notícias que realmente importam

Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público será obrigatório a partir de 2025

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou na terça-feira, 24, a Portaria n.º 1.516/2024, que estabelece o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp).

A Polícia Civil de Rondônia afasta servidores públicos envolvidos em recebimento de emenda para ONG de animais

Polícia Civil deflagra 2ª fase da operação "LAMBUJA" em investigação sobre desvio de verbas públicas

Ministério Público obtém reconhecimento da ilegalidade de associações de produtores rurais em Nova Mamoré e Guajará-Mirim

O Ministério Público de Rondônia ingressou com ações civis públicas visando à dissolução compulsória (extinção) de duas associações envolvidas na prática de crimes ambientais, consistentes, principalmente, em desmatamento e invasão ao Parque Estadual de Guajará-Mirim e de seu entorno.

Envie seu Comentário