Affonso Cândido propõe criação de Plano Estadual de Combate à Pedofilia

Affonso Cândido propõe criação de Plano Estadual de Combate à Pedofilia

Será apresentada na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) o projeto de lei de autoria do deputado estadual, Affonso Cândido (PL), que institui o Plano Estadual de Combate à Pedofilia e ainda estabelece diretrizes para prevenir e combater crimes contra crianças e adolescentes.

O projeto tem o objetivo de integrar organizações não governamentais e órgãos da administração pública, visando o combate à pedofilia e a violência contra crianças e adolescentes, e ainda incentivar medidas educacionais, para estabelecer mecanismos que estimulem o plano. “Também de prestar assistência aos conselhos tutelares, conselhos municipais de defesa à criança e ao adolescente e outras instituições que venham a existir com o mesmo objetivo, facilitando a comunicação entre programas, ações e instrumentos”, esclareceu Affonso Cândido.

O texto ainda prevê o desenvolvimento de campanhas educativas e informativas em escolas, comunidades, meios de comunicação e internet, para conscientizar a sociedade sobre os riscos da pedofilia e os mecanismos de denúncia. Além da realização de cursos de capacitação para profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública, visando à identificação precoce de situações de abuso e exploração sexual infantil, garantia de atendimento psicossocial e jurídico especializado e gratuito para crianças e adolescentes vítimas de pedofilia e seus familiares.

“A criação do Plano Estadual de Combate à Pedofilia é fundamental para enfrentar o problema crescente de crimes relacionados à pedofilia em Rondônia. A exploração e o abuso sexual infantil causam danos irreparáveis às vítimas, afetando sua saúde física e mental, e comprometendo o desenvolvimento saudável da sociedade como um todo”, justificou o parlamentar.

Affonso Cândido também é autor do projeto de lei que estabelece que o governo estadual confeccione e distribua cartilha de orientação a crianças e adolescentes para prevenção contra crimes que atinjam à dignidade sexual deles na rede mundial de computadores ou aplicativos de relacionamentos.

Sobre as ações do Maio Laranja, o deputado lembrou que tramita na Alero outro projeto de lei que dispõe sobre a prioridade nas investigações policiais para apuração de crimes de abuso ou exploração sexual que tenham como vítimas crianças e adolescentes. “São várias iniciativas para garantir a segurança física e mental de quem mais precisa”, frisou.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 17 de May de 2024 às 15:40

 

Leia Também

Deputado Alan Queiroz destina R$ 370 mil para aquisição de kits odontológicos em Alta Floresta

A emenda visa promover a saúde bucal das crianças do município.

Iluminação de Campos em Distritos de Porto Velho é renovada com Luminárias de LED através de pedidos do vereador Márcio Pacele

Vereador Márcio Pacele celebra melhorias nos campos de Santa Clara e Fortaleza do Abunã, promovendo segurança e bem-estar para os praticantes de atividades físicas.

Lula parabeniza presidente eleito do Uruguai

Yamandu Orsi, da Frente Ampla, venceu o candidato Álvaro Delgado

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

"É fundamental unirmos forças entre os poderes para que obras como essa saiam do papel e beneficiem diretamente nossos moradores,"

Envie seu Comentário