Medidas de incentivo ao primeiro voto fazem parte do projeto de lei proposto pelo deputado estadual, Affonso Cândido (PL), nas escolas públicas rondonienses. Pela proposta, devem ser realizados, na primeira semana do mês de março, eventos, seminários e oficinas que estimulem a participação de jovens no processo eleitoral.
De acordo com o texto, a mensagem das atividades deve enfatizar que o exercício do voto é uma prática cidadã que solidifica a democracia e expressa a ideia de que os jovens têm a capacidade de causar impacto significativo por meio do voto. “O início da minha carreira política foi de estímulo à participação do jovem na política”, lembrou Affonso Cândido.
O projeto de lei também abre espaço para que escolas possam contar com a participação de membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) para debater questões que envolvem o primeiro voto. “Nossos jovens precisam receber informações de fontes seguras para que possam assumir responsabilidades pelo município onde mora, o estado e o país”, frisou.
A participação dos jovens no processo democrático é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e representativas. “Precisamos explicar melhor o funcionamento do sistema eleitoral e a importância do voto consciente. Isso é crucial para eleitores que não apenas votem, mas participem da vida cívica.
Affonso Cândido relembrou que votar pela primeira vez, aos 16 anos, foi um rito para a vida adulta, que marcou o início de um compromisso contínuo capaz de transformar a realidade da população. “Desde cedo, trabalhei na empresa da minha família. Mas votar pela primeira vez, me deu a ideia de realmente ser um cidadão”, admitiu.
Fonte: ALE/RO
Publicada em 16 de May de 2024 às 09:03